quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Vieirices

Ponto prévio de esclarecimento: esta post não visa os benfiquistas nem o chamado “benfiquismo”....

Depois da agressão do Barbas 2 ao fiscal de linha - um tipo a que aliás se deu um asqueroso direito de antena por toda a imprensa, inclusive com uma entrevista a contar a bonita história da sua vida e da sua pubescente promessa - e da multa ridícula a que o clube foi sujeito, da agressão do Luisão dos copos ao Sapunaru com a decisão de sumaríssimo convenientemente adiada para depois do jogo com o Sporting, veio agora ao lume mais um interessante detalhe do último derby.

Só para rir....

Imagino o alvoroço e a chinfrineira que se instalaria na imprensa se tudo fosse ao contrário com os selvagens e corruptos do norte. Platini, FPF, Platini, Liga, Platini, UEFA, Platini, FIFA, Platini, Governo, Platini, e só terminava no Papa antes de se queixarem ao Platini......

Alguém que explique ao Vieira que as pessoas já andam fartas do jogo da terra queimada como evasiva. Alguém que explique ao Vieira demagogo que é normal um presidente suspenso e acossado andar rodeado de delegados da liga durante jogos desta natureza. Alguém que explique ao Vieira que, de intenções, está o inferno cheio (por inferno subentende-se a sede da LPFP). Alguém que explique ao Vieira consciencioso que não é o facto de ele próprio estar suspenso há 2 meses o verdadeiro cerne da questão, sendo simplesmente grave o próprio “voluntariamente” (como ele diz) se ter dirigido aos balneários da equipa da arbitragem ao intervalo quando a sua equipa estava a perder. Dá a ideia que se não estivesse suspenso ele acharia um procedimento normal. Mais uma daquelas coisas “normais” como a escolha de árbitros para as finais da taça de Portugal de que ele tanto se "orgulha", como declarou há uns tempos na RTP. Alguém que explique ao Hermínio que tanta normalidade só pode ser sinal de anormalidade, por favor!...

Led

6 comentários:

papoila disse...

Correcção, não foi um derby, mas sim um clássico! Derby ocorre entre clubes da mesma localidade.

A síndrome de vítima do povo do norte é excessiva…já não pega.

De resto tudo bem…sobretudo os ensinamentos ao LFV, mas acredito que ele não os perceberia, como ainda não percebeu que já não representa os benfiquistas faz muito tempo! Mas ao que sei, o norte também tem dignos representantes na categoria de presidentes de clubes, que seriam capazes dos mesmos procedimentos.

Ledbetter disse...

Não é justo que eu me esteja a associar às gerações de dirigentes e governantes do norte que ao longos das últimas décadas têm incitado a uma campanha contra o poder instalado na capital (que é indiscutível mas natural) para cobrirem as suas falhas, inveja, corrupção e estagnação. Não me reconheço nas mensagens inflamadas e brejeiras e tremo sempre que ouço o Pinto da Costa falar dessa coisa incrível e ambígua dos mouros ou do sul. Sou do centro do país, região muito mais ignorada pelo poder central do que a região do grande Porto. Nem vou falar do interior do país. Mas como sempre, e na maioria das “guerras” encomendadas, deverá ser-se honesto reconhecer que esse incentivo à rivalidade regional foi sendo usado estrategicamente por ambos os lados da trincheira. Foi aliás essa batalha norte-sul decisiva para a rivalidade pouco saudável entre os 2 emblemas em questão. Mas estamos de acordo aí.

Falemos do presente imediato, falemos do queixume escandaloso à UEFA e à tentativa abjecta de tentar furtar uma posição na liga dos campeões que nunca foi merecida em campo. Falemos da imprensa e de um recente documentário transmitido na televisão pública sobre o FCP e o norte estereotipando a figura papista de um presidente corrupto e dos seus devotos e rudes seguidores, tudo subtilmente encadeado para o juízo popular de toda uma região. Tudo isto em pleno curso de um polémico e ainda inconclusivo “apito dourado”. Falemos de um filme persecutório que ajudou a consolidar esse estereotipo e o prévio julgamento da personagem e do clube em questão. Não se pode ser mais claro nem mais cínico no aproveitamento. Nem mais impaciente.

É inegável reconhecer que uma flatulência de Pinto da Costa atinge hoje proporções mais danosas para a imagem de um clube do que um presidente que agride um jornalista à saída de um restaurante. Se a LFV falta a razão nas guerras que compra e se lhe faltam os resultados que vive a anunciar, tem sempre a bengala do Apito Final (não o Dourado, porque esse já não interessa) como desculpa. Se não consegue chegar à liga dos campeões pela via desportiva ou com recurso às hordas de advogados que contratou, tem sempre a ousadia de afirmar na televisão que nunca quis furtar a posição de ninguém e que só combate desinteressadamente pela justiça. Se visita os balneários de uma equipa de arbitragem no intervalo de um clássico (não derby, como deixei escapar), tem sempre a defesa de que o Pinto da Costa estava a ter demasiada “intimidade” com dois delegados da Liga indicados para o jogo e que isso é que devia ser averiguado. Com tamanha susceptibilidade instalada e visto o contexto de suspeição que se criou após os processos dos apitos, tivesse um adepto do porto agredido um fiscal de linha durante um clássico com o Benfica tenho a certeza que LFV e a imprensa associada (alguma chegou mesmo a recusar o termo “agressão”) não largaria o assunto durante um mês. Tivesse o Pinto da Costa actual passado pelos balneários dos árbitros e caía o Carmo e a Trindade (e com toda a razão). LFV acha que lhe basta vestir o hábito de presidente do Benfica para que todos se curvem à sua passagem e o mundo lhe caia aos pés e o absolva dos seus atropelos (e bem têm absolvido). E não percebe porque não cai: o mundo, os títulos, as acções da bolsa. Daí a sua permanente irritabilidade, a sua vontade de dar lições ao mundo, a sua incapacidade de reconhecer qualquer mérito alheio ou erro próprio, a insustentável inveja e despeito que passeia por todas as chafaricas do país.

Quem tem levado recentemente a vitimização ao mais alto nível não foi seguramente essa massa abstracta de povo designada do norte. Massa aliás, incapaz de se poder defender do estereotipo e exigir isenção e separação das águas porque o presidente do maior clube da região estava nas rodas da justiça ou está agora suspenso. Não tenho culpa dos delitos cometidos pelo presidente do meu clube. Sou portista e obrigatoriamente parcial, mas isso não vai impedir de pedir sempre por mais isenção no tratamento mediático e judicial.

Desculpa ter-te feito ler tanto.

Obrigado pela contribuição.

nuno disse...

"Sou portista e obrigatoriamente parcial, mas isso não vai impedir de pedir sempre por mais isenção no tratamento mediático e judicial."

isso quer dizer que este ano vais aceitar a decisão da UEFA? :)

Ledbetter disse...

Aceitei a decisão este ano, não aceitei?:)

papoila disse...

Bom…podias ter feito um resumo, fui quase esmagada pela tua resposta, mas tudo bem, li atentamente e tens razão no que escreves.

Não há nada de anti norte ou pró sul no meu post (nem podia, sou das ilhas, território autónomo, de elevados custos de insularidade) …. só a defesa intransigente da nobre pátria benfiquista.

Na realidade o Benfica padece de excesso de protagonismo do seu presidente, que não tem o dom da expressão e que em breve deixará de nos representar! Nessa altura, voltamos a falar…aposto que o vosso líder ainda continuará a ser o mesmo!
Quanto à UEFA, era só uma oportunidade de ganhar dinheiro, temos imensas despesas com salários milionários…e aposto que foi o Platini que se voluntariou para ajudar!

Ledbetter disse...

Estive agora a assistir ao "Dia Seguinte" (sim, eu sou um idiota) e o Seara acabou de dizer que tudo dependia da localização geográfica do LFV dentro do balneário dos àrbitros....ahahah! Se fosse à porta não era tão grave...imagino se fosse na zona dos duches...:)Que comédia, que comédia...

Quanto ao vitalício presidente do meu clube esperemos apenas que o Fernando Gomes (o atleta), ou o Rui Moreira (ACIP)ou o Belmiro de Azevedo tenham a coragem necessária para formar uma lista credível contra o sr Jorge Nuno. Até me tornava sócio só para votar por eles. Faço aqui esta promessa.