segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Quando o crítico diz bem é bestial, quando diz mal é besta, quando não diz nada é Rui Santos

O pior da imprensa desportiva. Ver a Sic notícias colocar imagens de intimidações de jogadores do FCPorto a árbitros passadas há mais de uma década para alicerçar a habitual palmatória destrutiva de Rui Santos (a propósito das recentes declarações de Jesualdo Ferreira sobre o facto de o FCPorto ter sido penalizado nos últimos jogos). Com os habituais toquezinhos de empáfia que lhe percorrem nervosamente todo o discurso lá veio este senhor preparar novamente a tunda pessoal para o FCPorto esquivando-se de comentar directa e especificamente as declarações do treinador do FCPorto no tempo presente. Eu não queria esmiuçar a série de disparates que este senhor nos abastece semanalmente e sempre doutoralmente. Mas com franqueza: então a gente há-de suportar uma vez mais essa parlapatice conspirativa e cínica do processo apito dourado ter sido infrutuoso por coacções superiores? A estratégia não é nova, é sintomática do caldeirão beberrão nacional que formou o pior crítico da aldeia (e logo ele, que se contempla ao espelho da vaidade, tão eloquente e moderno): o apelo à desconfiança crónica nas instituições. A insinuação parola de um descrédito numa justiça que não lhe fez a vontade. É de mestre. A gente predisposta para o ódio alheio vai aplaudir emocionada. Evita-se falar nos pénaltis, mete-se o apito dourado à mistura e recicla-se umas imagens avulsas de intimidações de jogadores do FCPorto passadas há 15 anos. Toda a gente vai ficar enraivecida e nem se vai lembrar que as imagens não têm nada a ver com o assunto em discussão e que essa prática infeliz era comum a todos os clubes nacionais.

Obviamente que isto é apenas o fumo de um tenaz incêndio larvar. Há um escândalo que vai resistindo irritantemente a todos os assaltos e que é, ao que parece, a história bem sucedida do FCPorto interna e externamente nas últimas décadas. E isto é que é duro de roer e é necessário urgentemente liquidar, de acordo com a cartilha dos muitos Rui Santos que andam por aí mais os seus espíritos democráticos.

Estranho que uma alma caridosa ainda não lhe tivesse confessado discretamente ao ouvido que Rui Santos é obviamente um crítico medíocre e desnecessário. Porque é desta massa de pessoas falhadas que se fazem normalmente os críticos azedos, ressentidos por uma desgraça de que ninguém teve a culpa. Mas o ser-se medíocre devia obrigar precisamente à modéstia e à contenção. Rui Santos não está forçado a elogiar toda a gente ou a adornar um clube, mas não é bonito que venha palrar de cátedra com recurso à mais mirabolante estratégia alegórica da sociedade da tecnologia, o uso abusivo de imagens descontextualizadas.

Que Rui Santos se julgue com o monopólio da verdade e com automático direito ao desempenho de funções inquisitoriais é lá com ele e com a sua ilusão de importância que a gente vai gozando, agora a Sic Notícias prestar-se a tamanho grau de desfaçatez e manipulação do passado é no mínimo indigno para um canal que se quer considerado e imparcial.

Led

9 comentários:

nuno disse...

"processo apito dourado ter sido infrutuoso por coacções superiores"

o porto foi condenado por corrupção activa tentada, tendo perdido 6 pontos.
o pinto da costa foi suspenso por 2 anos, pelos mesmos motivos.
o boavista tà a penar na segunda.

infrutuoso, dizes tu? é tudo mentira e nada disto nunca aconteceu?

Ledbetter disse...

Isso não é o Apito Dourado. Perceber a diferença entre os dois seria fundamental.
De qualquer maneira, não é disso que eu falo na post.

nuno disse...

não é o apito? os 6 pontos não são do apito? são de que?

e o post não é sobre a resposta do caracolinhos "a propósito das recentes declarações de Jesualdo Ferreira sobre o facto de o FCPorto ter sido penalizado nos últimos jogos" como repercussão pelo apito?

Ledbetter disse...

Mas vamos ter de falar disto mais uma vez?

Aqui vai em código:

Apito Dourado: Justiça civil, Ministério Público, Maria José Morgado, mais de uma centena de arguidos entre os quais o presidente da Liga de clubes e da Câmara Municipal de Gondomar - Valentim Loureiro e a acusação de 26 crimes, Pinto de Sousa e a acusação de 144 crimes, João Loureiro e o Boavista- FCPorto, Jacinto Paixão, jogo do Porto com o Beira Mar (à espera de julgamento), jogo do Benfica com o Nacional (em fase de instrução), Estado obrigado a pagar indemnização a Pinto da Costa por detenção ilegal, jogo do Porto com o Estrela da Amadora (arquivado), dossier “apito encarnado” (em fase de inquérito).

Apito Final: Justiça desportiva, CD da LPFP liderada por Ricardo Costa, Pinto da Costa suspenso, 6 pontos anulados para o FCPorto, Boavista desce de divisão, Leiria perde 3 pontos e João Bartolomeu suspenso por 2 anos, tentativa frustrada de anulação da presença do FCP na liga dos campeões, TAD desconsidera recursos dos Benfica e Guimarães e dos métodos probatórios usados pela LPFP.

A post não era directamente sobre o Apito Dourado mas sobre uma vergonhosa e irresponsável manipulação de imagens para fundamentar uma opinião e instigar um pre-julgamento na opinião pública.

papoila disse...

estou inconsolável… ontem devo ter perdido os comentários mais incendiários de sempre do pequeno Rui! e eu doente com gripe! achas que repetem?

Ledbetter disse...

Esta semana andas nas nuvens, não é minha cara Papaverácea?;)
Enfim,não sei se é costume a Sic repetir ao longo da semana as escolhas do Marcelo da bola. Sempre tens o Record!

jorge disse...

adoro-vos.

ivan disse...

cum ca fodace...

ohgbf

Unknown disse...

À parte polémicas, a verdade é inequívoca: Rui Santos é um Cócó! Grande Abraço