quarta-feira, 4 de junho de 2008

Fuck...

i
E pronto, depois de tanto queixume à FPF as pretensões do Benfica estão finalmente satisfeitas. Santa mediocridade...
i
A matilha juntou-se para atacar o maior e a sociedade civil respondeu afirmativamente. A cascata de eventos com vista a destruição de um clube está portanto principiada com a saída já anunciada de vários jogadores do plantel dependentes até à altura das decisões da UEFA. Sim, Lucho não se vai aguentar. Mas o mesmo caminho tomará certamente Quaresma e Lisandro quando se depararem com a falta de grandes objectivos e de visibilidade na época 2008/2009. Sem estes 5 jogadores (acrescentando Bosingwa e Paulo Assunção), não sei mesmo o que restará de uma equipa para o próximo ano.
i
Que tirem então todos muito proveito. À SAD das corjas, ao Benfica pelas mãos de LFV, à FPF pela desonestidade. Desejo-lhes a pior das sortes.
i
Gostava de saber porque é que a retroactividade de uma lei penal (conceito jurídico já de sim aberrante) só funciona para alguns clubes. Alguém me explica porque participou o Milan na última edição da liga dos campeões? Alguém me clarifica se a Juventus irá participar na próxima edição?
i
Agora é esperar para ver o processo crime desdizer o processo disciplinar quando a decisão da UEFA já se tenha tornado irremediável. A presunção de culpa ao invés da presunção de inocência é o melhor exemplo da verdadeira república das bananas em que vivemos.
iEstou inconsolável.
i
Link do desespero.
i
Led

7 comentários:

Joe disse...

Milão, Juventus, Marselha...tudo casos comprovados de corrupção, pasme-se, sem consequências ao nível da UEFA!!! Chega a vez do Porto e é dar-lhe a machadada!
De facto, talvez estejamos a assistir ao início do desmantelamento da única equipa portuguesa competitiva nas competições europeias!

nuno disse...

a lei foi criada DEPOIS do milan ter sido punido. logo, não se podia aplicar a eles. a juve foi punida no mesmo ano do milan com uma perda de 500 mil pontos, que os deixou fora da UEFA e fora da primeira divisão. não jogaram em competição nenhuma da UEFA no ano em que foram punidos.

esclarecido?

claro que podes vir com o argumento de que os actos julgados pela justiça desportiva não serem deste ano, mas a punição foi. e o fcporto aceitou-a, num acto de arrogância pontual. fizeram merda.
tu próprio dizias "fico até como uma estranha impressão de que os dirigentes deste não se defenderam como deviam preferindo com calculismo a penalização com os 6 pontos e a multa simbólica de 10 mil euros. Não era o lema “Quem não deve...”? Não consigo perceber...".
e aparentemente nem o departamento jurídico do porto percebeu o que estava em jogo. fizeram merda.

e não me venhas com a história que foi o benfica que pressionou a uefa para fazer isto. para perseguições paranóicas já bastam os lampiões.

Ledbetter disse...

Ponto um, os principais responsáveis por esta situação estão à frente do Porto. Depois de bem esclarecido este ponto acho que posso prosseguir.

Não sei se o Benfica pressionou a UEFA, mas que pressionou a FPF, isso não existem dúvidas. É aliás do conhecimento público. Acho vergonhosa esta coacção e intromissão na justiça de um caso referente a outro clube para ver se podiam lucrar com isso. Em seguida, a forma como a FPF notificou a UEFA de que «ficou provado que o FC Porto cometeu infracção disciplinar muito grave — corrupção da equipa de arbitragem» (só muito mais à frente esclarecendo que foi «sob forma tentada» e nunca esclarecendo que, sobre os mesmo factos, existe um recurso pendente) — é absolutamente esclarecedora do fim pretendido. Se nem a FPF tenta proteger os nossos clubes já de si em grande desvantagem com os tubarões europeus, então não sei para que serve a voz da FPF lá fora.

Um regulamento legal criado em inícios de 2007 não pode ser exercido, retroactivamente, sobre factos ocorridos em 2004, ao arrepio do Direito universal. É assim na justiça comum. Além de que esses factos ainda não foram sequer provados em tribunal regular. Mas esta excepção da UEFA não me surpreende...fosse o Porto um gigante económico da europa e tudo era diferente. Acho que, apesar da passividade e do incompreensível erro de cálculo da SAD do Porto, a UEFA podia ter sido mais rigorosa e esperado pelo resultado do processo em curso no tribunal.

Em relação ao calcio caos, fiquei mais esclarecido e agradeço-te (sinceramente). A Juventus não foi à Europa por falta de mérito desportivo interno (perdeu pontos e desceu de divisão). Mas ainda tenho algumas reticências em relação ao Milan, dado que este se encontrava em plena Liga dos campeões quando a lei foi estabelecida. Se o FCPorto “pecou” antes da Juventus e do Milan, não deveria ser punido por uma lei posterior aos factos de que é acusado, só porque a justiça desportiva portuguesa é mais lenta do que a italiana. No limite, a Juventus, que regressa este ano às provas europeias, então também deveria ser punida.

Ledbetter disse...

E claro que o Pimenta Machado está na certa metido no barulho!

João Gaspar disse...

como admito que o momento seja difícil, compreendo a revolta anti benfica. o aproveitamento do benfica no caso é degradante, não discuto.

mas o porto só se pode queixar de si próprio. a presunção de culpa em vez da presunção de inocência foi do porto, que se auto-assumiu culpado ao não recorrer.

Joe disse...

Penso que há aguma confusão relativamente a este assunto. O regulamento que serve de base à exclusão do FCP da Liga dos Campeões deste ano não faz parte de um código disciplinar da UEFA, mas apenas o que rege os critérios de elegibilidade para a participação na prova de 2008/2009. Deste modo, deve incidir sobre os factos ocorridos na época em que o clube se qualificou, isto é, 2007/2008, e nunca 2003/2004. Caso contrário, e partindo do princípio que esta norma continuará a ser incluida no regulamento, o Porto, bem como qualquer clube envolvido em casos semelhantes (Milan,Juventus, etc...)nunca poderiam participar mais nesta prova pois não reuniriam os critérios de elegibilidade já que estiveram, em algum momento, envolvidos em casos de corrupção.
Tiago

Ledbetter disse...

Acho que escuso repetir que para mim (e julgo que a maioria dos portistas de bom senso) a decisão da SAD aceitar a punição foi um erro grave, não só pelo que veio agora a acontecer respeitante a competições europeias, mas por um indeliberado (espero) assumir das culpas, no mínimo eticamente reprovável.

A minha reacção em relação ao comportamento dos dirigentes do Benfica é meramente de ordem emocional, não justifica nenhum dos erros da SAD, do departamento jurídico do clube e da situação em que nos encontramos.

De qualquer modo, a presunção de culpa era de outro teor, derivando do facto do processo apito final ter sido desencadeado antes do desfecho do processo apito dourado onde tudo está ainda em aberto e o FCPorto é obviamente considerado inocente até prova do contrário. Acho que a deliberação final da liga foi extemporânea, baseada em fundamentos muito discutíveis e veio só acicatar a sociedade civil. A entidade que acabou por determinar este desfecho ( a liga de clubes) faz parte do mesmo cosmos futebolístico que está em cheque.

Quando deu pelo erro o FCPorto, lá acabou por recorrer e mandou a prova desse recurso para a UEFA, que estranhamente foi desconsiderada em prol do ofício inicial da FPF. Muito estranho.

Outra questão mais abrangente é mesmo essa Tiago, respeitante ao conceito de retroactividade. Parece simples, mas a questão pode ser interpretada pelos menos de 2 maneiras. À luz do direito universal, o FCPorto nunca poderia ser punido. E embora falemos de justiça desportiva, a lei não é clara e não delimita o período em que pode actuar sobre os clubes. Lendo a mesma objectivamente, o FCPorto, assim como os 4 clubes italianos e o Marselha nunca mais poderiam entrar em competições europeias. Assim, fica-se com a sensação que o Porto serviu como um cobaia dócil para a aplicação rebuscada de uma lei ainda envolta em muita neblina e polémica.

Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos...

Abraço aos dois