domingo, 23 de abril de 2006

Porto, Porto, Porto!!!

"Tenho estado a seguir o esforço na SporTV para apresentar o FCP como campeão. O que se sabe é da incapacidade de apresentar algo decente para consagrar um campeão que não seja lisboeta.A tendência é a apresentação fria, desapaixonada e tendenciosa. Até seria bom jornalismo, se não pecasse por defeito. "
"Começou há pouco aquele que pode ser o jogo do título da 1ª Liga de futebol. Uma vez mais, confirmando a sua posição dominante desde que existe Democracia, o Futebol Clube do Porto está prestes a ser campeão nacional.Com a capacidade de me espantar com muito daquilo que já sei de antemão que irá acontecer, tenho visto e lido o que tem aparecido nos media acerca deste título - quase nada.

Este título foi disputado até à jornada anterior e o interesse da comunicação social manteve-se até aí - mas mal se tornou claro que o Futebol Clube do Porto iria vencer, o caso foi dado como uma não-notícia, algo que não valia falar nem realçar. Contrastando, obscenamente, com a euforia, provinciana e encarnada, de há 1 ano em que a coisa foi tratada como se o destino do país estivesse em causa (todos fingindo ignorar que esse título tinha sido ofertado injustamente à equipa mais fraca que a minha memória futebolística consegue recordar como campeã).
Agora passa-se precisamente o contrário - não se fala, pouco se diz e tudo acontece como se ordem natural das coisas se processasse tranquilamente. Melhor assim. Embora as razões profundas que levam essa gente a tentar ignorar o que é óbvio sejam muito diferentes e estejam na raíz do país pequenino que somos e seremos: parciais, mesquinhos e sem preocupações especiais em denotar um pingo de vergonha na cara.Uma vez mais, melhor assim para a excepção azul e branca na monotonia da mediocridade portuguesa..."

In Blasfémias
Led

4 comentários:

Ruben disse...

Enquanto dobro a minha bandeira e a volto a por no armário sou obrigado a concordar com a tua analise.

Ledbetter disse...

Ainda me lembro do directo da TVI o ano passado que durou....2 meses!
Uma evidência que é tão difícil de digerir para tanta gente que se foi e vai alimentando inconscientemente da hostilidade e parcialidade dos media a este respeito... Nos últimos 25 anos nenhum outro clube europeu conquistou tantos troféus - nacionais e internacionais - como o FC Porto. Já é por isso quase” normal” mais uma conquista da superliga, mas isso não exonera em nada a falta de coerência e consideração geral, pelo menos porque ainda acredito no código de ética jornalística. Já conhecia o facciosismo anti-portista exacerbado em particular do jornal “Record” e em certa medida da SporTV, mas pelo que vi a própria RTP internacional deixou muito a desejar. Mais uma particularidade do provincianismo nacional que tanto criticamos mas que não conseguimos enxergar quando está mesmo à nossa frente.
Abraço desportivo e ...viva, viva o Porto!

nuno disse...

os meios de comunicação devolvem aquilo que lhes é dado. por muito que concorde com a tua análise, permite-me acrescentar que um clube que está em blackout não pode esperar grande cobertura mediática. cuspir no prato da sopa dá nisto.
este país regula-se pelo dinheiro. o benfica vende jornais. e dá audiências à TVI. são 6 milhões de parolos, qué que se pode fazer?... mas qd o clube mais rico deste país e com mais títulos conquistados nos últimos anos fecha as suas portas aos jornalistas, não podem os seus adeptos vir por as culpas sobre a imprensa olissiponense. cumé? sejamos coerentes nas críticas...


e só pa meter nojo,
o ibson tropeçou nele próprio.

LEVADOS AO COLO!!!!



:)

parabéns, caralho!

Ledbetter disse...

Viste a capa da bola de hoje? http://www.abola.pt/wter/wdia.htm

"Jogadores do F.C.PORTO insultam Benfica" - Foi das poucas vezes (apesar de mais dos que as do Record) que vi “A Bola” ter o Porto na capa este campeonato, e é exactamente isto o que quero dizer com parcialidade e perseguição abusiva. Inaceitável...inaceitável...Talvez já ninguém se lembrará sequer de perguntar porque é que as comemorações foram no sábado, dia do jogo, e esta relevantíssima notícia surge 3 dias depois!

A verdade em que ninguém quer reparar é que , mais uma vez, todos estes media estão desesperadamente a tentar arranjar assunto para que se oculte a importância do campeão nacional e a notícia do arquivamento do processo apito dourado para Pinto da Costa, do aniversário dos seus 24 anos à frente do FCP e mesmo a noticia do desmentido do Presidente da Fifa sobre o engendrado caso Vítor Baía . E o que vão arranjando é puro lixo jornalístico.

O destaque dado (a muito custo) ao sucesso desportivo vindo do Norte tinha de ser abruptamente quebrado, não poderia de forma alguma continuar, nada mais fácil do que se criar um conjunto de não-notícias. Quis hoje o destino, dia em que se comemora a libertação de Portugal da opressão do regime totalitarista, fascista, centralista e castrador de Oliveira Salazar, dar-nos mais uma prova evidente de como ainda povoam actualmente na sociedade Portuguesa, passados que estão mais de 30 anos da revolução, resquícios de quem ainda não se adaptou aos tempos da liberdade de pensamento, liberdade ideológica e libertação do centralismo então vigente. Não é de todo alheio o facto destes pasquins ( incluindo o Record) evidenciarem nos tempos que correm, laivos de um proteccionismo desmedido ao poder centralista (clubes da 2ª circular, entenda-se), em razão da linha editorial de A Bola ter co-existido e pactuado, com o então regime inquisidor da 2ª Republica. Talvez noutros tempos se mandasse a PIDE acabar com os festejos da “arruaça” do dito clube regional em plena Avenida da Liberdade, mas esse mundo bafiento felizmente já não existe...ou existe? Pena, pena que as pessoas não se apercebam que são estas merdices que têm e vão sustentando os ódios e os desprazeres pouco saudáveis no microclima do futebol português. Sabes o que te digo? Puro asco esta comunicação geral e o consentimento geral!

Quanto à tua repetida argumentação conveniente do Blackout.... Os adeptos e as comemorações não estão em Blackout!

Led