terça-feira, 5 de junho de 2007

Pearl Jam - Love Reign

Imperdível no magazine Blitz deste mês uma das melhores entrevistas ao Eddie que li nos últimos anos, feita desta vez pelo jornalista dinamarquês que escreveu o livro sobre a tragédia ocorrida no festival Roskilde de 2000 durante uma actuação dos PJ . Assombroso verificar que passados 16 anos de relação apertada com esta banda e o seu líder natural continua-me tudo inexplicavelmente na mesma. A mesma admiração pelos seus princípios vitais, o mesmo arrepio na espinha a ouvir a pureza invencível da sua música, a mesma submissão natural. Tão inata entrega que por vezes preciso de me afastar para a entender. Há muito que deixou de ser uma banda para se tornar parte da minha elementaridade, agora o consigo admitir não sem algum embaraço...Mas uma presença viva, vivíssima, todos os dias. Sim, é possível que a música de uma banda se prolongue na pessoa que somos. Os milhares de fãs dedicados (e milhões de apreciadores) desta banda o podem comprovar. Mas quem diria que aquela cassete roufenha onde mal se percebiam a Oceans e a Wash iria conseguir mudar tudo. A vida é tão espantosa de mistério. Mas raramente temos tempo e capacidade de a saber.
"(...) nunca se sabe quando dobraremos essa esquina. É tão difícil lembrarmo-nos disso enquanto o estamos a viver... Como disse o Tom Waits: «Sabias que, estando no fundo de um poço, mesmo assim consegues ver as estrelas?». É muito difícil, e não podes contar com isso enquanto o vives, porque perdeste literalmente tudo e o teu coração está partido. O teu corpo e o teu espírito, as reacções químicas que acontecem dentro de ti – simplesmente não sabes como ultrapassá-lo, é como se fosse um testemunho de que, somente por viver, por passar cada dia, o chão que outrora foi a cinza do que um dia foi queimado, se transforma em solo fértil. Incrível, a vida é incrível.

(...) Depois de teres estado muito próximo da morte, ficas com uma espécie de luxúria pela vida – pura e simplesmente não queres desperdiçar nem mais um segundo. Por isso esta canção (Life Wasted) serve para relembrar."
Eddie Vedder

Como convite para o concerto de sexta, aqui vos deixo a versão orquestral de um tema dos The Who retirada directamente do último single de natal do clube de fãs:


Love Reign O'er Me (Ten Club Single 2006)
Demora um pouco a fazer download ("press stop followed by play and wait a few minutes, please!") mas vale bem o tempo de espera.
Enjoy!
Led

2 comentários:

Unknown disse...

e então? que conta o nosso enviado especial ao passeio marítimo de algés?

Ledbetter disse...

Já está!**