quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Um analista da bola

Com o Rui Santos acabou-se a comoção digna de primatas no futebol. Agora as análises futebolísticas são antes de mais ensaios filosóficos, comportamentais ou sociológicos. Agora a coisa é toda ela cerebral, com muito aprumo fleumático e óculos progressistas à mistura.
Suporta-se esse tom, quando há no futebol motivo para isso. Mas como raramente o analista “profissional” fala de futebol internacional e corrói 80% do tempo de antena a divagar sobre o temperamento dos árbitros portugueses, conclui-se que raramente há motivo para falar sobre o que quer que seja. Simplesmente, ele julga que não, ele pensa que por falar à Einstein em voz grossa, Einstein o ouve logo. É verdade que esta aptidão analista já havia sido anteriormente desenvolvida na TVI pelo também “intregríssimo” e esquemático Jorge Coroado. Mas Rui Santos é jovem e promissor. E aqueles óculos dão-lhe outra pinta...Mas no fundo, o que a gente desdenhosa e mal-informada (e saloia como eu) desconfia é que a pose sobranceira só serve para esconder o adepto queixinhas e complexado que no fundo o move. Só pode!

Vou ser incinerado depois deste post...


Para amaciar a questão gostaria realçar que, apesar de tudo, gosto da escolha de gravatas do rapaz. O futebol nacional já merecia gente séria e com nível, sobretudo na escolha do fato e gravata.

Led

9 comentários:

extravaganza disse...

[Off topic]
Espero que me perdoes a intromissão e o trato informal, mas não podia deixar de reagir às maravilhosas explosões que se ouvem no céu deste blog assim que se entra!!

Quanto ao post em questão, acho muita piada a esse senhor que analisa os jogos e os casos dos jogos como quem está a fazer uma análise política de uma crise no Médio Oriente ou coisa que o valha... Quanto às gravatas, gosto.

Cumprimentos,

Carreira disse...

E de que cor será a opinião desse rapaz de óculos da moda e gravata de nível?

nuno disse...

ora, là està o carreira a puxar a conversa para o lado errado...

o rui santos é benfiquista. nota-se pela pose. e pelo facto de eu quase jurar que o ouvi uma vez a dizer "o nuno gomes é bom a jogar de costas para a baliza, a abrir espaços". isso é que define um benfiquista. a fé cega.


e acho q a TVI devia fazer contra-programação e dar finalmente ao Prof. Bitaites o protagonismo merecido.

Ledbetter disse...

Extravaganza: tu deves saber o que dizes, só espero que não te magoes com os estilhaços! Mas agora que penso nisso, tem de facto algum sentido falares em médio oriente, basta pensar na claque do Vitória de Guimarães...

Carreira: estou surpreendido por teres comentado...;) Como é óbvio, a opinião é da cor de quem a ouve. Como já te tinha dito um dia, a mim parece-me que a do Dr. Rui Santos tende para o verdoengo e não precisava ter um lido uns excertos do recente romance que escreveu sobre o futebol português. Bastava observar os largos (e obcecados) minutos reservados a falar do admirável losango do Paulo Bento, das indisposições dos árbitros, das cuecas do Abel ou do encantador aspecto cadavérico do Liedson. Mas não há mal nenhum nisso, rapaz! Também ninguém diria que o Miguel Sousa Tavares era tripeiro, e eu sei por fontes secretas que até é sócio cativo no Dragão! Quem diria, hein?;)

Peixeiro: Eu sei que tu achas que no fundo existe um benfiquista em cada um de nós e que os que convivem aflitivamente com essa situação mudam para a lagartagem dengosa ou para a tripeiragem criminosa, conforme o estatuto social ( e grau de alfabetismo) da pessoa. E talvez até seja verdade, todos coabitamos diariamente com o drama de Camacho e sentimo-lo como se fosse nosso... mas desculpa dizer-te isto (e eu sei que não vais perceber), mas nem toda a gente que veste cor-de-rosinha é benfiquista! Principalmente os que ainda conservam os dentes da frente. E essa de dizer bem do Nuno Gomes é claramente uma técnica clássica de terrorismo inter-clubístico ou então é apenas para fazer subir as audiências. Dizer bem de um medíocre mesmo que não convença ninguém hoje em dia é antes de mais um acto de dignidade e altruísmo. O Nuno Gomes também tem direitos!

ivan disse...

vamos beber bué?

jorge disse...

Viegas, acalma lá essa carcomice!

Ledbetter disse...

Claro, Viegas! Estou ansioso por ver como será o mundo fora deste bunker de livros, papéis, CDs e beatas de cigarros. Álcool é a resposta óbvia. Que mais poderia alvoroçar a nossa vida deprimente? Põe carcomice nisso!

João Gaspar disse...

gosto muito do teu jogo de cores.


e 15 euros para estudante no último dia da latada é um roubo. estou a mostrar bastante indignação, uma vez que é o único dia que aí posso ir. e porque com jeitinho é mais de 20€ para ex-estudantes.

cambada de chulos, a malta da dg.

Ledbetter disse...

Deve ser 20 euros!A latada é uma gatunagem! E depois ainda se vêem queixar das propinas, os meninões!
Mas não sei se vou hoje ( os Orishas dão-me a volta ao estômago), e também já fui na sexta e no sábado e devo dizer que...ainda não assisti a um único concerto. Estou no bom caminho!