terça-feira, 27 de junho de 2006

Em parte alguma

E todavia nunca me habituo. Sempre o silêncio é novo. E o calor abafado. Nunca me deixaste apreender por entre o teu olhar fito e seco, a tua pose altiva endurecida, o teu esgar de sarcasmo contido. Como eras perfeita na lógica de ganhar o domínio do momento, na matemática de anulação de devoções infantis. Dissimulada, frígida, embrutecido diamante. E eu ali enrodilhado em humilhação e enxovalho descoordenado e infeliz. Amor asséptico, higiénico, controlado, calculado, de conveniência....Enerva-me agora como o bulido de um insecto nesta pasta melosa que me cobre o corpo. O sol retine duramente, estrídulo brilho nas pupilas. Multiplica-se em miríades de centelhas, estrelas metálicas na radiação feroz, cruzadas flechas de luz cintilam. Pulverizam-se pelos telhados tristes, acidez de vidro. Corrupção do tempo em ti e em mim como um augúrio de morte. Fixar a eternidade divina mesmo aí, no limiar da ingenuidade e mesmo antes de seres mortal com o destino marcado. Extenssíssima senhora do imediato e do impossível e do transitório onde está tudo. No espaço primitivo da beleza que te inventei. Entre a eternidade que és e o efémero com que a és. Um banho no mar. O teu corpo. Divino, colérico de fertilidade. Ergues-te linda, espumosa de lua, a claridade trespassa-te, diáfana, suspensa, velada de doçura a tua face. Se o soubesses...E no meio, a tua recusa que me atrai, ligeira aérea livre. Mais enérgico o meu apelo na proporção da tua recusa. E por vezes quase te atingia, escorrido de vil escárnio, recuado perante o mundo. Tu serena, altiva, suspensa de transcendência. O arranque bruto do meu desejo para ti, tocar-te, tornar-te real para além do impossível, carne pura translúcida, e o teu sorriso, a toada leve da tua voz. O raio de sol límpido. Onde estou? Todo o poeta é um fingidor já o dizia... Falo pouco com receio, mas não me ouves ainda com o teu sorriso frio de secura. Porque o deverias fazer? Não digas nada. Trespassado com a tua representação de confiança luminosa, de segurança desmedida, de evita mestria. Como te enfrentar? Concentrada no trilho do teu raciocínio de negação, na tua estratégia planeada esquematizada orquestrada calculada até ao ínfimo opaco com que me aniquilas para uma vala perdida . Minha ficção tão verdade neste fim de tarde deserto em apelo quente à minha fadiga. Vai-se prolongando na minha memória fragmentada. Todo o poeta é... E todavia nunca me habituo. Está calor hoje.
Led

Sem comentários: