sábado, 11 de março de 2006

Coimbra-b

Um apanhado (que encontrei no site dos WrayGunn) do rock corrido e desavergonhado que se confeccionava no mundo subversivo de uma cidade de concebida por outras tradições.
(Carregar na imagem)

Porque sinto falta das minhas e de todas as outras bandas de garagem que se foram dissipando no tempo. Porque sinto falta dos vícios ocultos na discoteca “States” e do longo caminho que fazia com os meus amigos de Santa-Clara até Celas. Porque sinto falta da primeira versão ( e não da 2ª, nem da 3ª nem da 4ª) do “Buraco Negro” que se chamava apenas “Bingo”. Sinto falta da presença diária em certos spots específicos de várias comunidades de base musical, desde o rockabilly vagabundo passando pelo gótico mais sombrio até ao alternativo mais descategorizado...No Bairro, na Solum, na Pedrulha, nas Eiras, nos Olivais...uma banda em cada garagem ou sótão de cada esquina ou viela ou beco perdido. Um mundo que se insurgia contra o cosmos tradicional estudantil e universitário. Uma cidade que também era dos Conimbricenses e que não se resumia às capas negras. Porque tudo isso se perdeu irremediavelmente como qualquer hábito mais tradicional se vai extinguindo neste mundo cada vez mais globalizado. Agora resta-nos um refugo de gatos pingados provincianos sem brio ou amor-próprio que se vão arrastando receosamente pela praça. Porque agora tudo isso já não faz sentido para mim e para muitos. Porque o Paulo Furtado é Grande. Porque adoro o cheiro a metal das cordas de guitarra nos dedos. Porque é difícil explicar tudo isto sem cair no bairrismo. Porque havia mesmo um mundo especial e eu sentia-me parte dele. Porque nunca irei deixar cair tudo isto no olvido. Porque vale sempre a pena recordar....
Led

3 comentários:

nuno disse...

cheiro do metal das cordas... gosto de ti, miúdo!

Ledbetter disse...

não estava realmente à espera de algum comentário (como já aprendi com o tempo e com o teor das minhas posts neste blog)mas não sei porquê tinha a leve sensação que tu ias dizer alguma coisa...chama-lhe indução ou intuição, como quiseres! Talvez pq achei que eras moderno o suficiente para responder a um post tão moderno....Eeheh...não faço a mínima ideia do que estou a dizer! Nem tu! Mas vais entender...:)
Tb gosto de ti.
Abraço

Unknown disse...

Um dia destes recebi um telefonema de uma amiga de anoooos a dar uma notícia entusiasmadíssima: "Sabes uma coisa Dulce, o States reabriu!!!" Eu nem quis acreditar no q estava a ouvir, o "meu" mítico States reabriu!!! Em segundos vieram-me à memoria... ouvir "transmission" dos joy division no states, os rockabillys e góticos da altura, o josé falcão onde estudei... enfim, revivalismos... tratei logo de procurar na internet a veracidade da notícia da minha amiga. Fui ao google e vim parar aqui a este blog, li, ouvi...e de tudo o q li e ouvi gostei bastante, escreves muito,mas muito bem, muitos parabéns...as sugestões que deixas tb são mto boas, obrigada. Este blog vai, com toda a certeza, fazer parte dos meus favoritos ;)
bjos
Dulce Coimbra