quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Uma voz vinda de uma minoria silenciosa


" Em Franca, os Muçulmanos perseguiram um escritor que declarou que 'O Islamismo era a religião mais estúpida e ofensiva do mundo'. Aparentemente tratava-se de uma incitação ao ódio racial. Aqui somos capazes de fazer valer os nossos direitos - coisa que na maioria dos países islâmicos nunca poderíamos fazer. Mas este francês fez mal em escrever que o Islão precisava de crescer? Que pensar do incitamento ao ódio aos judeus no Corão? Os Muçulmanos que invocam o Corão para justificar o anti-semitismo não deveriam, também, serem perseguidos pela justiça? Ou seria ainda 'repressão violenta'? Com a nossa piedade sobre nós mesmos e os nossos silêncios ostensivos, nós, Muçulmanos, conspiramos contra nós mesmos. Estamos em crise e queremos arrastar o mundo inteiro com a nossa crise."

"Mesmo no Ocidente ensina-se correntemente aos Muçulmanos que o Corão é a última manifestação da vontade de Deus, que suplanta a de Torah e a do Novo Testamento. Como manifestação ultima, o Corão é o texto 'perfeito' - que não pode ser questionado, analisado ou interpretado. Ele não pode ser senão acreditado."

"O Corão lembra aos Muçulmanos que eles não são Deus. E por consequência os homens e as mulheres deveriam ser justos nos direitos que exigem uns dos outros: (...) 'Honrem as vossas mães que vos carregaram. Deus observa-vos sempre.' O que parece estranho é que no mesmo capítulo - algumas linhas na frente - o Corão inverte completamente a corrente de pensamento: 'Os homens têm autoridade sobre as mulheres porque Deus fez os homens superiores às mulheres e porque os homens gastam as suas riquezas para as sustentar. Deus fez as mulheres obedientes... Quanto às mulheres de quem duvidem da obediência, castiguem-nas, ponham-nas a dormir em camas separadas e espanquem-nas.'"

Por mais incrédulos que fiquemos, estas passagens do Corão não são inventadas. É isto que as mulheres e os homens Muçulmanos aprendem no decorrer das suas vidas ...”
Irshad Manji - " The Trouble with Islam today: A Muslim's Call for Reform in Her Faith"
Led (a tradução não foi minha)

Sem comentários: