segunda-feira, 25 de julho de 2005

Presidenciais


“Se se confirmar uma candidatura de Mário Soares ela dará de imediato todo sentido a uma eventual candidatura de Cavaco Silva. A candidatura de Soares será o protótipo do intervencionismo presidencial, ao modelo do seu segundo mandato, dominado pela utilização do lugar presidencial para derrubar a todo o custo o governo. Este intervencionismo será agravado pelas posições extremistas de Mário Soares em matérias tão importantes como a política externa, onde Soares está mais próximo do BE do que do PS, ou na economia, onde Soares tem hoje teses anti-capitalistas próximas dos movimentos anti-globalizadores, ou em matéria europeia, em que é um europeísta radical. Com Soares, mesmo para o PS e sobretudo para o governo do PS, a sua candidatura é sinónimo de instabilidade. Cavaco Silva, pelo contrário, é mais sensível ao que é meritório na actual situação: possibilidade de estabilidade política, governo de legislatura, política com elementos de austeridade (ver-se-á se continua...), moderação na política externa. Soares será o candidato da instabilidade e Cavaco da estabilidade.” Pacheco Pereira

Esta teoria da conspiração levantada por nomes sonantes da ala social democrata como Pacheco Pereira e Marcelo Rebelo de Sousa é de chorar a rir...nota-se obviamente um profundo mal estar e uma surpresa completa nestes exaustivos locutores do centro-direita ao conhecerem a notícia da possível candidatura do pai da democracia portuguesa. Este raciocínio de cabala política é completamente manipulador, demagógico e falso. Não passa pela cabeça de ninguém que Cavaco Silva vá facilitar a vida ao governo assim como Mário Soares seja sinónimo de instabilidade para o actual executivo...as ligações aos respectivos partidos são fortíssimas e prevalecerão sobre qualquer suspeita. É óbvia a preocupação e o desespero destes senhores que já pensavam terem as presidenciais no “papo”. Percebe-se que queiram fazer passar a custo esta imagem para a opinião pública pois não lhes resta outra alternativa. A possível candidatura de Mário Soares poderá ser suficiente em si para afugentar a de Cavaco Silva, pois se arrisca a sair ridicularizado da vida política nacional. O PSD ficaria aí sem um qualquer nome sonante para rivalizar com Mário Soares, indiscutível e experiente ganhador. Mário Soares não tem nada a perder pois já passou por todos os cargos e arrisca-se a vencer novamente. Por outro lado, confesso que não fico satisfeito com o regresso de Mário Soares ao mapa político pois este simboliza o contrário ao rejuvenescimento de uma sociedade democrática. O mesmo acontece com Cavaco Silva, este porém mais por razões ideológicas e porque penso que não tem carisma e cultura para uma figura presidencial. O facto de ser um bom economista não tem relevo nem é uma boa critério para ser um bom candidato presidencial. Essa não é a função de um presidente da república. Gostaria de ver Pacheco Pereira e Marcelo Rebelo de Sousa a ganharem coragem e a deixarem a facilidade populista das críticas televisivas e “bloguistas” para passarem à vida política activa candidatando-se eles próprios. É fácil opinar sem comprometimento , mais difícil é estar lá a dar a cara a todos os portugueses todos os dias! Não me parece então (e porventura felizmente) que seja desta que teremos um presidente do centro-direita. Pena que Jorge Sampaio tenha mesmo que deixar o cargo pois considero que foi um excelente presidente da república na actual conjuntura política e económica portuguesa. Moderado, simpático, inteligente, culto e sensível, as características fundamentais para um bom presidente.
Led
Posted by Picasa

4 comentários:

sergei disse...

Soares é fixe!!!! Isto vai ser cá uma onda revivalista. Se o Freitas do Amaral também se candidata poderemos dizer novamente em plenos pulmões: "Freitas do Amaral da um peido e cheira mal!"

Ledbetter disse...

Fixe é Peixe...O Peixe nada no Mar..o Mar tem àgua...a àgua é...ahhh...não me lembro do resto! Bem vindo Sergei! Congratula-te por estares na lista dos cerca de 5 primeiros comentários (ou menos) que fazem parte da história deste blog. Espero novos desenvolvimentos por parte dessa tua veia intervencionista! Afinal de contas és um membro honorário da célebre Comissão de Crítica à Comissão de Curso (CCCC), estando por isso habituado a estas andanças. Abraço!

sergei disse...

Não me dês as boas-vindas porque já andava por aí a minha "caligrafia" noutras postagens. No entanto, obrigado.
Abraço

sergei disse...

Não tem nada a hever mas fiz a visita 666 é minha. UUUHUHUHUHU... Devil Boy!