terça-feira, 1 de agosto de 2006

Silverchair Comeback

Estão de volta!

Em novembro de 2005, os Silverchair confirmaram rumores que estariam juntos a ensaiar temas antigos. Recorde-se que após a saída do seu quarto album – "Diorama" - de 2002, e a consequente tourné mundial de 2003 - “Across The Night Tour” ( de que eu fiz parte!:)) – o trio australiano entrou num hiato indeterminado continuando cada membro a trabalhar em projectos paralelos. Destes, e conforme aqui fiz menção na altura, o mais famoso foi naturalmente o do vocalista Daniel Johns que se associou ao amigo, produtor e artista de música electrónica Paul Mac com resultado no projecto (bem sucedido na minha modesta opinião) “The Dissociatives” , de 2004. Contudo, desde 2003 que a banda tinha vindo negar rumores acerca de uma separação definitiva mas a indiferença entre os membros e o sucesso crescente do projecto “The Dissociatives” deixava os fãs dos Silver muito apreensivos. A resposta do grupo à ansiedade crescente tomou corpo já antes do início deste ano após a ocasião de um concerto de beneficência (Waveaid) às vítimas do Tsunami asiático que se realizou em Sydney, no final de Janeiro:

Waveaid was an amazing experience and it was really the catalyst that made us all want to start making music together again” diz Daniel Johns à revista Rolling Stone. “We’re totally enjoying playing together at the moment.The group is currently working up lots of new material, which has been written over the last two years. ”We’re looking forward to eventually doing some gigs to try out the new songs and to then hopefully start making a new album around May.

Aqui estava o anúncio que todos os fãs queriam ouvir pelas palavras do genial embora algo polémico vocalista e núcleo de inspiração da banda australiana de "Freak Show". O que não parecia ser possível hás uns tempos atrás tornou-se assim realidade. Confesso que pessoalmente nunca esperei este regresso surpreendente de uma banda que produziu seguramente um dos álbuns de top10 da minha vida... Falo do magnífico intemporal “Diorama”, sem qualquer hesitação ou constrangimento elitista.

O quinto album dos Silverchair promete sair já no final deste ano (pelo menos no continente australiano) com um single precedente com saída prevista já nos próximos meses. A banda completou recentemente gravações de demos em Sydney disponibilizando os vídeos no site oficial. O disco, ainda sem nome, está nos passos finais de gravação e a banda encontra-se actualmente com uma orquestra em Praga gravando alguns fragmentos sinfónicos de 3 temas antes de regressar definitivamente a Los Angeles para as misturas finais. Cinco canções já têm um nome provável: “The Man That Knew Too Much”, “Sleep All Day”, “Straight Lines”, “Mind Reader” e “If You Keep Losing Sleep”.
Assim, e enquanto não sai o altamente aguardado quinto album de estúdio da banda de Newcastle aqui vos deixo uma pequena recordação do primeiro projecto (ainda em fase amadora) de Daniel Johns e Paul Mac (actualmente “The Dissociatives”) “ I Can’t Believe It’s Not Rock” com o tema bem conveniente “Rain”.



It’s been raining fire
Far too long
Led

3 comentários:

Mooncry disse...

Tu fizeste parte da tourne dos Silverchair? Como assim? Foste ver um concerto?
Eles estão é um bocadinho transformados... com este cabelo, barba e bigode parecem 20 anos mais velhos. Até o Daniel parece mais gordo!
*

jojo disse...

cool...:)

kiss,
jo

Ledbetter disse...

Fui simplesmente ver um concerto em Junho de 2003 e tornei-me assim parte da tourné.:)
Velhos não direi porque as idades rondam os 24 - 26 anos. Gordo também dificilmente, dado que é público que o Daniel sofreu de anorexia nervosa . Agora está mais pesado, saudável ,musculado, tatuado e bem-casado e...não quero parecer mais gay...
Mais maduros e calejados na forma de lidar com as adversidades da vida talvez sejam as descrições mais factíveis. De facto, a banda de Frogstomp e Freak Show já expirou há algum tempo ( e ainda bem) dando lugar ao som erudito e refinado de Diorama e porções do Neon Ballroom. Agora vem aí o quinto album que a banda diz ser uma mistura destes dois últimos discos com o pop mais suave e juvenil dos The Dissociatives ...Mal posso esperar!!
Beijos para as duas!