segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Radiohead : Marlay Park / Dublin 24/08/06

I go
Where I please
I walk through walls
I float down the Liffey


Com apenas dois dias de permeio entre a longa viagem que me trouxe de Boston até aquela que me levou de novo à ilha dos duendes verdes, da cremosa stout e dos arco-íris em céus pardacentos, dou conta da fugacidade das minhas férias quando me deparo com os acordes iniciais de Airbag…estou prestes a iniciar apenas o concerto mais aguardado do ano…

Sem querer entrar por uma análise muito detalhada dos 115 estonteantes minutos da música mais absorvente e alucinada que podem ser presenciados ao vivo, apenas uma constatação final : os Radiohead são, sem alguma dúvida, a banda rock (?) que produz o som mais refinado e envolvente desta complicada actualidade. Exímios na metamorfose de um espaço com 20 mil almas ruidosas para uma atmosfera de intimismo e de confidência das experiências sonoras e visuais mais vertiginosas, eclécticas e profundas que podem ser produzidas por 5 artistas num palco de espelhos partidos. A desmontagem, a decomposição do rock como género e público alvo. Mas também a desconstrução de uma sociedade ocidental doente em que o quotidiano, tomado pela tecnologia e padrões neuróticos de consumo e comportamento, é um completo desastre emocional. Tudo isso se respira ao vivo, os perigosos antagónicos: a energia e a depressão, a dor e o prazer, a melodia e o ruído, o vazio e a aparição.


Fazer música não é ficar aquém daquilo de que se ouve, mas transpor, em íntima vibração, o limiar do mistério que estremece no coração de tudo – de um ser humano a uma pedra. Não é justapor a minha comoção à música: é ser comovido nela, é descobrir nela a vibração misteriosa que me há-de envolver. Em que medida são inúmeras, não decerto as emoções, mas a forma de as despertar? Eu não o sei, mas eles certamente devem estar perto da fórmula.

Só mesmo vivido para acreditar.

Bandas de Suporte : Deerhoof (não vi) , Beck

A canção da noite: Climbing up the walls (simplesmente divinal)

O melhor do melhor da noite: Lucky, Like Spinning Plates, Nude, Idioteque, Paranoid Android, How To Disappear Completely ; a companhia...

A surpresa da noite : Creep a terminar (terá Tom Yorke ultrapassado o seus históricos demónios interiores em relação aos “hits”? Parece que sim.)

As novas: Videotape, Nude, All I Need, Bangers N’ Mash

A comédia da noite: A sátira protagonizada pelas marionetes de Beck

O pior da noite: As dores que me torciam o pescoço e as costas e a distância em relação ao palco


Setlist Completo

01 Airbag
02 2+2=5
03 The National Anthem
04 My Iron Lung
05 Morning Bell
06 Videotape Unicron
07 Nude (Big Ideas)
08 There There
09 The Gloaming
10 Paranoid Android
11 All I Need/Analyse
12 Pyramid Song
13 Climbing up the walls
14 How to Disappear Completely
15 Just
16 Lucky
17 Idioteque

Encore 1:

18 Like Spinning Plates
19 Bangers 'n Mash
20 Karma Police
21 Everything In Its Right Place

Encore2 /Pausa Breve:

22 Creep

Uma lembrança desta noite maravilhosa:



Videotape (live)

Led

7 comentários:

Tulipa negra disse...

Como sempre, mas tambem como se fosse uma primeira vez eu fico de boca aberta com os teus escritos. Que estonteante que e' ter alguem a descodificar coisas impossiveis de explicar como o bater do coracao ou a adrenalina a correr nas veias quando se ouvem os primeiros acordes. Mas tu consegues amigo, tu consegues fazer exactamente isso com as tuas palavras. Fica aqui o meu orgulho de ser tua amiga, o previlegio de ter tido a tua companhia e as saudades... Fica bem que eu agora vou ficar a pensar em ti.

Tulipa negra disse...

Certamente que a boa companhia cancelou os maus efeitos da distancia em relacao ao palco, nao e?

- un membro da companhia ;-)

Ledbetter disse...

Xii...thanx!
Uma boa companhia pode fazer milagres!;)
Quem me dera regressar já...agora!
Bjinhos!

Tulipa negra disse...

led, existem varias tulipas negras. So para que saibas...

jojo disse...

U lucky one!**

Ledbetter disse...

I fancy Tulips!;)

Ledbetter disse...

It’s not a question of being lucky but one of commitment!