quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

dEUS - Casa da Música, Porto (06/12/05)

São 22h00 e a primeira grande ovação da noite das cerca de 1200 pessoas presentes na sala 1 da Casa da Música vai toda para os dEUS..
...«Pocket Revolution», a faixa que dá nome ao novo disco, abriu de forma serena a actuação com 1:45min de duração. Ao terceiro tema, Tom Barman pede às pessoas para se levantarem e arranca com «Instant Street», provocando uma migração massiva de fans para junto do palco . De notar o comentário sarcástico do vocalista às condições da sala - dizendo preferir um “dirty rock club” a um espaço com características de cinema como as do presente recinto -. Acabou contudo por adoçar a crítica feita (perante os olhares atónitos dos responsáveis) elogiando a beleza da sala lamentando-se apenas pelo empecilho da presença de cadeiras na plateia. Escusado será dizer que perante tamanha autoridade de Barman a partir daqui ninguém mais ousou sentar-se durante o espectáculo.

Daqui para a frente, os belgas, com um novo line up (Stéphane Misseghers - ex-Soulwax - na bateria; Alan Gevaert no baixo; e Mauro Pawlowski na guitarra e vozes de apoio), apresentaram temas de todos os seus álbuns, num misto de best of intercalado com novos temas de «Pocket Revolution».

Canções como «The Real Sugar» (belíssima), «What We Talk About», «If You Don`t Get What You Want» ou «Bad Timing», foram algumas das eleitas para representar o álbum que saiu seis anos depois de «Ideal Crash». Num concerto marcado por mais momentos altos que baixos é difícil optar por um ou dois mais marcantes, mas quando as luzes ficaram tão densas que a banda se transformou em vultos, e se ouviram os primeiros acordes de «Serpentine», um dos temas mais bonitos de sempre dos dEUS, a Casa da Música entregou-se mais uma vez e acompanhou timidamente o refrão, num respeito total em relação à fragilidade da canção.

«Via», «Theme for the Turnpike», «Fell Off the Floor, Man», «Roses», «Worst Case Scenario» e «Little Arithmetics» foram as mais aplaudidas e recebidas com maior entusiasmo por um público absolutamente rendido. Comunicando de uma forma hábil e despachada com o público , Barman teve sempre a plateia na mão, quer nas delicadas 'Roses' , 'The Real Sugar' e 'Serpentine', quer nos temas em que a velocidade leva a melhor sobre o pormenor e a Casa da Música se entregou a um festim de rock poderoso e frenético.

Histericamente exigido, o encore acabou com um apoteótico e eufórico 'Suds & Sodas' com muita gente a fotografar mentalmente (só podia ser assim) o momento. Considerando a entrega da banda e do público, não admira que, independentemente do álbum em promoção, um concerto de dEUS seja sempre o concerto da vida de alguém. E em Portugal, esta verdade parece ter validade eterna.

Na primeira parte estiveram os Absynthe Minded, um colectivo belga formado em 1999 por Bert Osty, já com dois álbuns na calha, estando a apresentar o mais recente «New Day». Protagonistas de um pop/rock/folk com um travo jazzy e groovy, onde contrabaixo, violino, guitarra, teclas e bateria se misturam, os Absynthe Minded podem classificar-se como um misto de Arcade Fire, Spain e Belle and Sebastian. Confuso? Nem por isso, apenas o começo agradável de mais um excelente concerto dos dEUS em Portugal.

Adaptado de Disco Digital

SETLIST:
  1. Pocket Revolution - Pocket Revolution (2005)
  2. Magdalena - The Ideal Crash (1999)
  3. Instant Street - The Ideal Crash (1999)
  4. Fell of the Floor, Man - In A Bar Under The Sea (1996)
  5. Via - Worst Case Scenario (1994)
  6. Stop-Start Nature - Pocket Revolution (2005)
  7. The Real Sugar - Pocket Revolution (2005)
  8. W.C.S (First Draft) - Worst Case Scenario (1994)
  9. If You Don’t Get What You Want - Pocket Revolution (2005)
  10. Theme From Turnpike - In A Bar Under The Sea (1996)
  11. Put The Freaks Upfront - The Ideal Crash (1999)
  12. Nothing Really Ends - Pocket Revolution (2005)
  13. Roses - In A Bar Under The Sea (1996)
  14. Assault on Magnus - Magnus -"The Body Gave You Everything"(2004)
  15. Serpentine - In A Bar Under The Sea (1996)
  16. Bad Timing - Pocket Revolution (2005)

Encore:

17. Little Arithmetics - In A Bar Under The Sea (1996)

18. What We Talk About (when we talk about love) - Pocket Revolution (2005)

19. Suds & Soda - Worst Case Scenario (1994)

Led

Sem comentários: