sábado, 18 de outubro de 2008

Desafio - 10 "figuras" nacionais que faltam ser gozadas pelo humor

Tudo começou numa conversa de café (com algum álcool) e que agora extravaso para o caixote de ideias parvas que é este blog. Todos sabemos que a comédia nacional está em franca expansão. Contudo, não posso deixar de anotar que existem ainda umas quantas “prima-donas” que vão estranhamente resistindo ao campo de visão dos humoristas nacionais. Com a excelente excepção que é o segmento do jornal público “Inimigo Publico”, penso que de um modo geral ainda é possível fazer muito mais e melhor pelo humor, partindo do princípio que ninguém deve ser intocável ao foco do escárnio profissional. Sabemos como é fácil gozar com relíquias estimadas como é o caso de Santana Lopes, Paulo Portas, Valentim Loureiro, Rei Alberto João Jardim ou Lili Caneças (basta deixá-los falar ou nem isso, no caso da Lili Caneças). Mas o que eu procuro neste desafio é figuras que a comédia não explorou suficientemente ou que sempre evitou pelo respeitoso consenso geral.

Sendo assim, e sem uma ordem de importância, as primeiras 10 figuras (de uma vastíssima selecção mental que tenho construído) seriam as seguintes:

1) Herman José – não há humorista que não tenha de pedir permissão para arrotar postas devido à imensa veneração pelo senhor todo poderoso da comédia nacional. Já vai chegando a hora que alguém se chegue à frente e aponte o dedo.

2) Jerónimo de Sousa – tal como na religião, a fé inabalável no comunismo é uma fonte inesgotável de humor. O estertores de 41 anos de uma ditadura provinciana de direita ainda fazem mossas na consciência geral e impedem que o humor atinja igualmente ambos os pólos do eixo político nacional. Jerónimo, a face mais visível do PCP, é apenas o símbolo de uma ideologia caduca, austera e fundamentalista. Portanto, tem tudo para resultar no humor.

3) “O dia seguinte” – têm sido tantas as situações ridículas entre os 3 experts da bola neste programa da sic notícias – José Guilherme Aguiar e o seu bigode mafioso, Dias Ferreira e a sua bílis azeda e Fernando Seara e a sua emotividade balofa - entre elas árbitros, leis, discussões inúteis em altos berros e amuos acriançados idiotas que só uma franca cegueira humorista poderia explicar a negligencia.

4) O “taxista português” – qualquer um. Câmara em frente, pressionar o rec e deixar apurar durante 1 hora.

5) Francisco Louçã – o aspecto clean, jovem, bem-pensante e alternativo desta dita esquerda moderna e radical (de ser tão cool e anti-sistema) que tenta disfarçar o fundamentalismo da raiz tem muito para resultar no humor. Tal como no caso do PCP, as sempre comovidas encenações de gongórica a pretexto de combater o imperialismo, reafirmar a validade da luta de classes e defender os povos explorados têm tudo para serem satirizadas. O moralismo sempre foi o melhor filão do humor. Por outro lado, quando este discurso é feito muitas vezes por grupos de jovens mimados e abastados e deliberadamente mal vestidos, ainda melhor.

6) Nuno da Câmara Pereira – fadista, monárquico (e deputado pelas listas do PSD), fervoroso adepto da tauromaquia e tremendamente machista. Preciso dizer mais alguma coisa?

7) João Malheiro – o rígido e cavernoso ex-director de comunicação dos encarnados e actual comentador cor-de-rosa das tardes da sic tem tudo para ser gozado. Foi estupendo vê-lo comentar o vestido de noiva da actual mulher de Pinto da Costa. Mas estão à espera de quê?

8) Margarida Rebelo Pinto – esta já é gozada mas acho que se podia fazer muito mais. A pretensão de cavaleira do feminismo (e sempre segundo uma perspectiva masculina) e de relevo como escritora é de morrer a rir.

9) Francisco Moita Flores – escritor, investigador (de qualquer coisa), e comentador de tudo na televisão. De vez em quando também é presidente da câmara de Santarém. Come on!!!

10) Vasco Pulido Valente – o típico português. Embirrento, azedo, permanentemente desconfiado, populista, demagógico, e decepcionado com tudo e todos. E o melhor, a pretensão de ser uma autoridade relevante na crónica nacional. Contemporâneos, onde andam vocês?

O desafio fica em aberto para quem quiser.
Abraços ou beijinhos.

PS: Epá, não aguento deixar de colocar na lista o jornalista e comentador "cavaquista" da sic notícias Luís Delgado (ainda agora apareceu na televisão)...enfim, é mais um desses comentadores completamente desnecessários e sobrevalorizados que enxameiam o espaço televisivo de banalidades e medianismos intelectuais. Já merecia um "sketchezinho", não?


Led

Sem comentários: