quinta-feira, 19 de abril de 2007

Starflyer 59 - Shoegazing-indie-christian-rock

Starflyer 59 - No New Kinda Story


Esta canção é retirada do 5º álbum (de 10) de originais dos “Starflyer 59” - Everybody Makes Mistakes – banda californiana, cuja exclusiva fonte de criatividade e também membro constante ao longo de 14 anos de existência é o luso-americano (curioso, no mínimo) Jason Martin, uma das grandes referencias do fenómeno indie norte-americano. Jason, multi-instrumentalista, compositor e produtor faz ainda parte de vários projectos paralelos onde se inclui “The Brothers Martin”, uma outra excelente aventura musical com o seu irmão Ronnie Martin, este último oriundo do pop analógico experimental dos igualmente famosos “Joy Electric”. Jason é ainda camionista ao serviço da companhia de transportes do seu pai (estou a ver aqui algo luso...).

O último álbum dos “Starflyer 59”- My Island - data de 2006 e é considerado pela crítica como o melhor e o mais representativo da longa discografia do grupo largamente influenciado por bandas do rock etéreo e distendido de “My Bloody Valentine” e “Lush” com alguma da energia colegial dos “Pixies” e a purgação lírica dos “The Smiths”.


Ah, o atributo "Christian" mencionado acima provém do facto de Jason Martin ser um católico assumido e da banda ter assinado com a editora Tooth & Nail Records, conhecida pela promoção de música contemporânea de pendor cristão ("Pedro The Lion" era também umas das bandas que outrora havia feito parte desta editora). Por esta razão , Jason é disseminado como exemplo moral pelos progressistas cristãos norte-americanos, ainda que as temáticas religiosas nunca tenham sido abordadas nas suas letras e mesmo que Jason tenha confessado ser um “cristão reformado” e não praticante. Enfim...


Fica por isso a sugestão de audição para os bloggers mais curiosos.

Great stuff!

1 comentário:

Filipe Albuquerque disse...

muito bom seu texto sobre o starflyer 59. não sabia da ascendência lusitana do Jason Martin. quanto ao christian, na verdade a banda é cristã protestante, e não católica,assim como o Brandon Ebel, também protestante, dono da Tooth and Nail, e boa parte das bandas lançadas pelo selo.
Abraços desde São Paulo, Brasil.
Filipe