quinta-feira, 4 de maio de 2006

10,000 Days

Antes de começar devo confessar que não sou um conhecedor perito nem nunca fui realmente fã de Maynard e dos Tool mas comprei hoje o novo album por simples curiosidade após audição do tema grandioso e visceral “Vicarious” e devo dizer que fiquei muito bem surpreendido.
O album faz-me mesmo lembrar os temas mais dóceis e etéreos dos A Perfect Circle (os entendidos que me perdoem a minha comparação). Canções com “Lost Keys”, “Wings for Marie (part. 1 e 2)” e “Vigniti Tires” são temas envolventes de escuridão ambiental, que nos conduzem por túneis asfixiantes quase irrespiráveis em oposição a outros momentos/viagens por atmosferas mais abertas de divagações sonoras. Esta característica do album agradou-me bastante, ao contrário (diria eu) do típico fã de Tool. Parece mais um album de arte-rock do que um album de arte-metal, o que lhe retira alguma rotina “heavy-metal” que mais me saturava nesta banda.

Um album que mostra uma banda criativa e inspirada, com uma qualidade instrumental rara e apostada em quebrar os limites impostos pelo estigma de nu-metal. Apesar de tudo, continuo a achar que "10,000 days" falha num elemento importante: na coesão e fluidez entre os temas . O penúltimo trabalho "Lateralus" (que tenho ouvido muito ultimamente) continua por isso o disco que considero mais equilibrado e aprazível. Sobretudo, “10,000 days” necessita de uma audição mais atenta e persistente do que em qualquer dos álbuns anteriores, o que talvez vá demover muita gente (talvez melhor assim). Ainda assim, vai ser de certeza um dos álbuns a reter de 2006.

Os temas que recomendo:

Vicarious
Jambi
Wings For Marie Pt 1
10,000 Days (Wings For Marie Pt 2)
The Pot
Right In Two


"Marie" is the middle name of Maynard James Keenan's deceased mother, Judith Marie Keenan. As Keenan explains on commentary on aMOTION, his mother suffered a stroke that left her partially paralyzed and wheelchair-bound. The length of time between her paralysis and her death was 27 years, or approximately 10,000 days."

Uma review extensiva

Led

Sem comentários: