quinta-feira, 1 de março de 2007

Silverchair’s “Young Modern” – A New Tomorrow?

Ora aí está! “Straight Lines” , o primeiro single de avanço ao 5º álbum da banda australiana já roda pela esfera musical digital desde o início da semana e tem chegada formalizada às discografias mundiais a partir do dia 10 de Março. O novo álbum, entitulado “Young Modern”, foi gravado entre 4 países e 3 continentes tendo como “warmp-up” uma curta tourné de preparação entre várias cidades do continente australiano, Nova-Iorque, Los Angeles e Toronto ( nada de Europa, como já vem sendo habitual!). “Young Modern” visa desdenhar em absoluto as referências habituais da banda com base nos tempos pressurosos , misantropos e artisticamente enfadonhos de “Frogstomp” e “Freak Show” e promete caminhar para um futuro bem mais ecléctico e descomplexado retirando nuances melódicas dos dois últimos álbuns da banda e ainda à sofisticação sintética mais radiosa do projecto a solo de Daniel conjuntamente com o DJ Paul Mac - “The Dissociatives” . O resultado predispõe uma miscelânea bizarra de alusões de ambos os cosmos Pop e Rock com prometidas pinceladas de um mundo novo ( cujas menções a Beach Boys, Queen, Pink Floyd e Bowie não deixam de surpreender) desvelado por Johns nos 5 anos que permearam desde o último registo oficial . Diorama” foi considerado pelos apreciadores como o auge de maturação musical do jovem geniozinho de Newcastle tornando por isso sobremaneira inquietante a expectativa em torno do novo disco.

Diz o próprio vocalista do embate de ideias no novo trabalho e do categórico desfasamento entre a nova e a velha identidade do grupo:

"I've been thinking a lot since we finished the album about were this fits into the other stuff we've done. The way I see it the first album was naivety, the second one was anger, the third one was depression and the last one was escapism. Young Modern is all about acceptance. It's about embracing who we are as band and just really enjoying ourselves because that's all that really matters. Hopefully listening to this album will make other people feel what we feel when we play these songs together because I've finally figured out that that's a very special feeling."

Com “Young Modern” Johns revela-nos um nova linguagem adaptada a uma nova concepção e filosofia de vida - a aceitação tranquila das leis do destino – Epicurismo, diria eu se percebesse o que dizia! Para ele mas sobretudo para nós (os que gostam, não me canso de o dizer), que não temos outro remédio senão a adaptar-nos à ideia de factum:
Silverchair is dead, long live Silverchair!

Esta é a lista de temas do novo álbum apontados pelo site oficial com data planeada de registo nas lojas australianas no dia 31 de Março:

1. Young Modern Station
2. Straight Lines
3. If You Keep Losing Sleep
4. Reflections of a Sound
5. Those Thieving Birds (part1)
6. Strange Behaviour
7. Those Thieving Birds (part2)
8. The Man That Knew Too Much
9. Waiting All Day
10. Mind Reader
11. Low
12. Insomnia
13. All Across The World

Ah, já me esquecia! Este é o novo vídeo – “Straight Lines”:


Led

Sem comentários: