quarta-feira, 17 de novembro de 2004

Onde andam os castigadores da parvoíce?


Começa a ver-se hoje em dia cada vez mais um tipo de gente que, apesar das suas boas intenções, me enervam tremendamente. São contra os vícios, contra os pecados e, como dizia Miguel Sousa Tavares num dos seus artigos, gente contra o excesso de sentimentos. Não se enervam, não levantam a voz, não discutem, não riem às gargalhadas, não tocam nas outras pessoas, não abraçam, não bebem, não fumam....Não gostam de Futebol nem de algum desporto em especial. Praticam apenas desporto ( normalmente aeróbica ou outro destes desportos alternativos) pela razão mais enfadonha e purista de que faz bem ao corpo e alma e...também ajuda a perder uns quilitos ( embora nunca o assumam). Não vêem o desporto como uma celebração da vida e alegria e da libertação das tensões acumuladas no coração, não aceitam asneirada e ficam profundamente magoados se levantamos a voz. Não lhes importa se perdem ou ganham, o que lhes interessa é participar!
São vegetarianos, ou macrobióticos, ou não comem carne ou não bebem refrigerantes ou cerveja. Gostam de sumos naturais ou da fruta simples porque esta assim tem mais vitaminas e fibras podendo proporcionar uma melhor defesa contra as doenças e possivelmente tornarem-nos mais bonitos e harmoniosos com a natureza....Não aguentam ver um bom bife de vaca mal passado ensanguentado ou umas boas batatas fritas regadas de ketchup ou mayonnaise. Gostam é de legumes cozidos e saladas cruas!
Acreditam que se forem bons para com o mundo e não exagerarem na vida serão recompensados de alguma maneira por uma entidade misteriosa divinal que não sabem bem qual é. Têm respeito para com todas religiões e gostam de todas as raças do planeta. Acreditam veemente na expressão : "Todos iguais, todos diferentes", porque esta é normalmente bastante credível na TV vista do conforto do seu lar envolto de gente da sua raça no bairro onde vivem ..Acreditam que as pessoas são essencialmente boas mas que é a sociedade que as corrompe.
Gostam de conversas calmas, de sentimentos controlados, de comida sem cheiro, de móveis design, de música clássica, dos ideais comunistas, de higiene intensiva....Arrumam e limpam a casa todos dias ( achando sempre que a dos outros está sempre mais limpa), gostam da vida quotidiana e não dispensam uma boa saída à noite uma vez por semana a um dia fixo e matematicamente previsto na sua agenda azul clara...
Possuem uma modéstia exagerada e irritante Gostam de estar bem com toda a gente e não têm inimigos. Não participam de discussões para não arreliarem ninguém e acham sempre que trabalham pouco e são maus profissionais. Fogem do acaso e das circunstâncias, gostam da segurança e a sua liberdade é sempre planeada e prevista com todo o rigor calculista científico.
Fazem exames médicos todos os meses e uma borbulha nas costas é vista sempre como uma terrível patologia médica estando geralmente associada a um grande drama e sofrimento familiar. São hipocondríacos e maioritariamente do sexo feminino. Estão livres de colesterol, cirroses, efizemas pulmonares, febre, delírios e acne facial. Dormem profundamente e suavemente mas nunca ressonam .O amor é sempre bonito como nos filmes e no teatro mas não conseguem abdicar do trabalho em prol dele. Se são homens, não têm filhos porque lhes estragam a carreira e lhes tiram aquela "liberdade". Se são mulheres, não os têm para não sofrerem e não lhes estragarem a aparência.
Estão sempre enjoativamente certos mas nunca o admitem. São indecisos e servem-se dos outros para formularem as suas decisões para que nunca tenham problemas de consciência e possam sofrer com isso. Gostam do mar e da montanha como espaços de meditação, embora no fundo o que gostam mesmo é de estar em casa a ver tudo isso comodamente pela televisão para que o vento não os despenteie e não possam ser picados por mosquitos.
São filhos da nova geração do dogma da ciência e do corpo. Gente insípida, fria, chata e imperturbável...impossível descansarem na sua cruzada pelo mundo com boas intenções e desígnios de vida...
Desprezam gastos absurdos de dinheiro e estão atentos aos novos progressos da ciência biomédica. Tomam banho com géis e shampoos especiais para a sua derme e couro cabeludo delicados expressamente comprados na farmácia ( com receita médica). São normalmente filhos únicos e não fazem a mínima ideia do que custa aturar um irmão mais novo a imitar-nos e a receber toda a atenção dos papás ou um mais velho em supremacia física e direitos antecipados.
Enfim... acreditam na possibilidade de um mundo perfeito, essa verdade mais perigosa do mundo que resulta quase sempre em guerra.
É deseperadamente verdade que eles estão certos e viverão mais do que nós, monte de vícios, pecados e excessos. São felizes na sua maneira controlada e inexcedível.
O que poderemos nós fazer? Não sei muito bem, mas vou tirando prazer em bater-lhes nas costas e vê-los incomodados e inadaptados com movimentos desajeitados e aselhas...e expirar fumo para cima deles?? Demais!!!
Led

Posted by Hello

3 comentários:

Ledbetter disse...

Será que há alguém que consiga excluir-se de qualquer característica que descreves?.. Alguém que reúna todas as características opostas? Como seria?..
MJ

Ledbetter disse...

O texto está tão bem organizado e arrumado, não está?
Led Anti-Led

Ledbetter disse...

"Todos iguais,todos diferentes"...
Esperemos que eu faça parte dos "todos iguais" para que depois possa defender os direitos das minorias "todas diferentes" com isenção...
Led-Anti-Anti-Led