terça-feira, 22 de julho de 2008

Verão de Praga

Não, isto ainda não morreu. Simplesmente andei ali pelo centro da Europa a inventar um desculpa profissional para sair do país, fui ainda comer uma pizza a Milão e fazer umas cócegas à cortina por Praga, regressando ontem à modorra lusitana. Para vossa infelicidade e a minha, estou mesmo de volta.
i
Ainda sobre a cidade de Kafka que foi o que de mais relevante me ficou das mini-férias, que cidade de uma beleza incrível! As pontes, o rio Vltava, a cidadela do Castelo, os mosteiros, as sinagogas e igrejas...todo e qualquer edifício conservado com a sua história e a sua matriz arquitectónica, quer ela fosse gótica, renascentista ou gótica. E aquele céu pincelado em tons de azul, laranja e rosa num fim de tarde por cima da ponte de Karlov, deslumbrante! A única mácula de Praga foi mesmo ter-se rendido em demasia aos confortos de uma economia de turismo. Excesso de gente colorida e de câmara em punho. E depois existe sempre a outra "praga" que são os grupos de ingleses bêbados e arruaceiros e para sempre investidos de uma arrogância histórica de conquista e subjugação. Mas voltando à história, que milagre imenso foi esta cidade (ao contrário das restantes cidades capitais dos estados satélites da URSS) ter saído ilesa dos conflitos do século XX! Foi surreal estar na avenida onde o “miúdo” Jan Palach se imolou contra a ocupação soviética. E assim se confirma, mas tragicamente, que o colossal embuste do comunismo não era a promessa de uma nova era, mas o fim da última ilusão de um período de milénios. Agora, limpo o limiar de todo o sangue derramado, seria talvez a altura de nos quedarmos aí e tentarmos decifrar o que se segue e o que significa a existência actual de um partido com esse nome.
i
Led

4 comentários:

ivan disse...

pois pois matos...
cultura e história e beleza da cidade e monumentos e castelos e comida e mais o catano...

a gente sabe bem como é que aquilo foi!
e que histórias sórdidas se escondem por trás desse turismo saudável e responsável que fizeram

AHHAHAH
abraço

Ledbetter disse...

Pois, cultural só mesmo a tua estadia no Brasil! A cultura não é sinónimo de erudição. O turismo sexual também é cultural por aqueles lados. E sei que vais sempre desconfiar diga eu o que disser, mas não tenho sinceramente muito para contar desse lado-b da cidade. Vi muita coisa gira, mas não toquei em nada com medo de estragar!;)

Tendências Naturais Decoração disse...

Pena não teres dado um saltinho até Dresden. Tão pertinho que está de Praga... E olha que ao contrario da cidade que alguns entitulam de a mais bonita da Europa, Dresden não é só o centro turistico e bem arranjadinho, com grupos que animam o turista... é muito mais além... ;)
Beijinho.

Ledbetter disse...

Yeah Mariah!!
Pois, pois... desta vez tínhamos o tempo cronometrado mas fica para a próxima. Desta vez do leste fui só a Praga mas também gostaria visitar Dresden, Viena, Budapeste, Bratislava e Cracóvia. E quem sabe um pulinho a Istambul...
Ou então vou ali ao Luso ver as termas...:)
Bjinhos