sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

2006 in Rock

Os Strokes em primeiro lugar na lista dos melhores (álbuns e concerto) do ano derradeiro de 2006, segundo as votações do público (no qual eu me encontro) que chegaram ao blog da Radar.

Fica aqui o meu catálogo dos 10 (+ 5) discos preferidos editados em 2006, assim como os meus concertos do ano :

1) Discos do Ano:

1º Pearl Jam - "Pearl Jam"

2º Thom Yorke - "The Eraser"
3º Muse - "Black Holes And Revelations"
4º Mogwai - "Mr. Beast"
5º The Strokes – “ First Impressions of Earth”
6º Oceansize – “Everyone Into Position”

7º Sonic Youth - "Rather Ripped"
8º Silversun Pickups – “ Carnavas”
9º Deftones – “Saturday Night Wrist”
10º Neil Young - “Living With War

-------------------------------------------------------------
11º Placebo – “Meds”
12º God Is An Astronaut – “ A Moment of Stillness”
13º Cat Power – “Greatest”
14º Delgados – "The Complete BBC Peel Sessions”
15º Zero 7 – “The Garden”


2) Concertos do Ano:

1º Pearl Jam – Pav. Atlântico, Lisboa (05-09-06)

2º Radiohead – Marlay Park, Dublin (24-08-06)

3º Muse – Campo Pequeno, Lisboa (26-10-06)

4º Snow Patrol – Dublin Castle, Dublin (29-04-06)

5º God Is An Astronaut - The Village, Dublin (05-04-06)


Gostaria ainda de saber quais sãos os 5 álbuns e concerto do ano para o vastíssimo e exigente público deste blog . Fica por isso a caixa de comentários em aberto durante uma semana para sugestões e para uma posterior publicação. Bastará um comentário humilde e já ficarei no 7 céu pela consideração.

Many thanx!

Bom natal!

Led

11 comentários:

Lunapapa disse...

Eu vou deixar uma lista muito pessoal, mas aviso desde já que estes são os álbuns do meu ano de 2006 e não do ano de 2006 , mas achei que devia contribuir.

1. Victorialand, Cocteau Twins. Porque são a melhor banda de sempre!!
2. It’ll end in tears, This mortal coil. Pela Song to the siren, a música que me leva sempre a viajar.
3. Debut, Bjork. O album que me fez apaixonar por música.
4. Simple things, Zero 7. A melhor banda sonora para quando se está a cozinhar.
5. Nick Drake…. Todos… pela óbvia razão.


Concerto do ano: Kepa Junkera

R**

Ledbetter disse...

Cool!Mas eu sei que és capaz de fazer a lista do melhor (ou do menos mau) que ouviste editado em 2006...basta um só album!Já agora, onde foi o concerto?
**

Lunapapa disse...

Devo confessar que não segui muito os lançamentos de 2006... Mas vou tentar:

- A change is gonna come (é do fim de 2005), Leela James. É muito cool.
- The Garden, Zero Seven. Porque gosto muito deles, e vi o concerto de lançamento do album.
- Hiri, Kepa Junkera. Fenomenal em palco. (vi-o em Aveiro)
- Modern times, Bod Dylan
- Savane, Ali Farka Toure

R**

Anónimo disse...

Discos do Ano:

1º Pearl Jam, Pearl Jam.
2º The Strokes, 1st Impressions...
Por uma ordem qualquer:
- Bob Dylan
- Sonic Youth
- Neil Young

Nota: por estar ainda em período de luto pela falta de comparência no Campo Pequeno não comprei ainda o Black Holes...
Nota 2: sem ser grande merda, desde o live from mars que não gostava das tretas do ben harper como do lado das calmas do Both Sides of the Gun. A fazer lembrar o que mais gostava nele, as letras sinceras e nostálgicas. enfim, mariquices mas gostei!


Concertão do Ano (Não está em cima da mesa para discussão):
- Pearl Jam, Atlântico.
Quanto ao melhor dia, continuo a achar que foi um só concerto com um intervalo muita grande, mas se tiver que escolher um, o 2º.

Surpresas: Marisa Monte no Coliseu Lisboa (mto bom!), Jamie Cullum tb no Coliseu e o Furtado Tiger Man no SuperBock antes dos FranzFerdinand.


Como faltei aos melhores (The Strokes ali em Santos e Muse) vou-me calar.


Um Abraço, Beja!

Unknown disse...

Ontem era para te deixado aqui um comentário e acabei por abortar a operação. Mas fica hoje o registo. :)

As listas valem o que valem e como já disse, as nossas preferências pessoais ajudam muito a elaborar um Top.

Há aqui discos que não ouvi, nem os tenho e portanto não me posso pronunciar. Mas gostei de ver Muse, Strokes, Sonic Youth, Thom Yorke no teu top. Inclusive Cat Power :)

Os Mogwai lançaram este ano um álbum que parece ser bastante bom (pelo menos tenho lido por várias publicações + blogs). Influenciado pelo álbum de 2005 o qual não gostei nada por aí além, este ano não comprei o álbum. São erros que se pagam! LOL.

Hugzz!

Ledbetter disse...

Luna: Eu sabia que conseguias!:) Apesar de alguns nomes na tua lista (excepto o Dylan e os Zero 7, como é óbvio) me serem completamente desconhecidos (santa ignorância!), já prometi a mim próprio pesquisá-los para ver o que estou a perder (ou não!:)). Thanks mate!:)


Beja: Fizeste mal não ir a Muse e a Strokes. Eu tb não fui a este último, mas tenho desculpa pq não estava no país. Furtado? À medida que o tempo vai passando, cada vez mais uma evidência de perfeição em palco! Quanto ao Ben Harper....desde esse mesmíssimo album que não ouço mais nada dele....nem me apetece muito, se queres que te diga. Não me assusta o monocordismo ou as toadas sinceras e nostálgicas, o que me amoveu foi o mesmo o facilitismo e a clara falta de inovação técnica que se foi construindo a partir daí. Mas quem sou eu para falar?...eu ouço Coldplay!:)
Abraço


Kraak: Cat Power once again...pior colocada na minha lista, como podes ver! “Mr Beast” não é o melhor album de Mogwai, nem sei se isso existirá para mim (talvez o “Young Team”, não sei...)...mas será sempre um grande disco e provavelmente um dos que mais ouvi este ano...um grupo que já faz parte da minha banda sonora vivificante há já muito tempo e por isso era incapaz de não o colocar aqui. O álbum de 2005 de que falas é o “Government Commissions” ? Não é um álbum mas um conjunto de sessões ao vivo para a rádio BBC 1 e provavelmente um dos melhores registos de versões de temas da banda...Não querias antes dizer o “Happy Songs for...” de 2003? Este sim, provavelmente o menos cotado devido ao experimentalismo soft muitas vezes pouco conseguido. Mas quem sou eu para falar?...eu ouço Coldplay!:))


Hugz!

nuno disse...

coldplay? esses gajos têm futuro. são os novos radiohead!

qto ao teu pedido, recusar-me-ei a dar-te uma lista. eu vi os drive-by truckers.

ah, e vi o manzarek meio bêbado a tocar piano, com um chinoca meio bêbado a tentar cantar o riders on the storm.

depois destes dois momentos, para quê fazer uma lista? aliás, acho que todas as listas de melhores albuns e concertos e livros e afins de 2006 deviam ter em número 1 o seguinte, "o nuno viu os drive-by truckerse e só por causa disso o marquito vai ter que lhe pagar um fino. ou dois.".

e despertaste-me uma curiosidade, qual o melhor album do ano para os senhores que tanto sabem e que escrevem no suplemento Pop-Rock do público? deixa-me adivinhar, o dylan? ou os lados B do waits? ou o scooter?

Ledbetter disse...

Nuno: Estou impressionado...estive a pesquisar os fundamentos artísticos dessa banda na wikipedia, cujo estilo verifiquei pautar-se pelo rock/alternative country e – de pasmar - , Cowpunk!, e confesso que subiste uns degraus na minha consideração depois de ter lido isto “Their lyrics often revolve around drifters and criminals trying to survive in economically-depressed small towns.” . Perturbador tentar imaginar o teu rabo cândido “pós-snob (e pós-mogwai, já agora!:))” no meio de uma amálgama de assistência composta de mancebos criminosos, lavradores, combóis do alabama, alcoólatras anónimos , dançarinas exóticas do texas e camionistas depravados em histeria total. Sexo, Drogas, Camiões e Rock n’ Cow, afinal existe mesmo! Assustador!!

Ainda não saiu a Y, depois te direi quando ao top dos senhores da sabedoria divina musical.

Boa passagem!

Anónimo disse...

Com pouco a acrescentar, aqui vai a minha lista baseada na minha paupérrima cultura musical ;)

1. Alice in Chains, The essential
2. Pearl Jam
3. Muse, Black Holes and Revolutions
4. Snow Patrol, Eyes Open
5. Sonic Youth, Rather Ripped

Sem esquecer PJ Harvey (Peel Sessions 1991-2004) e Placebo (Meds)!
Concertos não posso comentar por este ano ter sido desastroso em "idas a essas coisas" :|
*

nuno disse...

caro marco,

a tua consideração não tem degraus. :)


e acrescento algumas coisas.

prefiro o termo southern rock, por muito redutor que seja. cowpunk implica contacto com um certo tipo de sul d'américa que não se quer sequer conhecer. digo eu. agora, os truckers, meu caro... aquela merda é a sério. e eu gosto.

e digo ainda mais, a américa tem coisas boas. a saber,
os truckers
os wilco
os black heart procession
as pessoas abaixo da dixie line que pensam.
o norte da califórnia.
seattle.
o crack.
e o nada. o grande fora-de-portas.

Unknown disse...

Sim, referia-me ao disco dos Mogwai de 2003, embora o "Government Comissions" também não me seduza muito... Eles lançaram há pouco tempo um álbum, tipo "homenagem" ao Zidane...

Coldplay? Já não oiço. Gostei dos 2 primeiros álbuns, mas este último, não me prendeu muitos dias... :Z

Hugzz!