quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

A Verdade Desportiva (dizem eles)


"Ao arrepio de gerações de dirigentes do futebol que sempre reclamaram o autogoverno, eles reclamam o contrário: que o próximo governo, seja ele qual for, ponha fim à auto-regulação do futebol português, os declare a todos incapazes de se governarem e estabeleça, por decreto-lei, como é que o futebol deve ser organizado. É a nostalgia do antigamente que regressa em força.

A semana passada foi dominada, desportivamente, pela palpitante conspiração a dois, entre os presidentes do Benfica e do Sporting.
Sentindo que o FC Porto, o inimigo comum, está este ano, como nunca, ao alcance de ser derrotado, os dois autodesignados «moralizadores » do futebol português juntaram forças para tentar assegurar que essa derrota se consuma, de facto - seja quem for, de ambos, o beneficiário dela.
Mais importante do que assegurar que o seu clube seja campeão, os presidentes do Benfica e do Sporting querem é assegurar que o FC Porto seja finalmente derrotado. Para tal, aqueles cavalheiros lembraram-se de recorrer ao auxílio do poder político. Ao arrepio de gerações de dirigentes do futebol que sempre reclamaram o autogoverno, eles reclamam o contrário: que o próximo governo, seja ele qual for, ponha fim à auto-regulação do futebol português, os declare a todos incapazes de se governarem e estabeleça, por decreto-lei, como é que o futebol deve ser organizado. É a nostalgia do antigamente que regressa em força, a saudosa memória dos tempos da Outra Senhora, em que as conveniências políticas do regime de ditadura nacional tinham fixado uma lei não escrita que determinava que, em cada quatro anos, o Benfica era campeão três vezes- para manter o povo sossegado e distraído - o Sporting era campeão um ano - para manter a nomenclatura do regime satisfeita-e o FC Porto fazia o papel de pacóvio da província. Dias da Cunha e Luís Filipe Viera estão bem colocados para o desígnio que prosseguem: o primeiro é tido como influente entre os socialistas, o segundo é quem levou toda a Direcção do Benfica, pela mão de Santana Lopes, a um inesquecível acto de vassalagem ao PSD, na véspera das últimas eleições legislativas.
Juntos, eles esperam assim conseguir fazer-se ouvir no chamado «arco do poder». É a isto, meus caros leitores, que os estudiosos chamam um lobby. E porque reclamam eles a intervenção política no futebol? Em nome da «verdade desportiva». A verdade desportiva é aquele conceito, muito teorizado por Dias da Cunha, de que, não fosse o «sistema » (leia-se as arbitragens) e o FC Porto nada ganharia cá, ficando as vitórias reservadas aos grandes de Lisboa. É um conceito que dá muito jeito para explicar coisas como a vitória do Beira-Mar na Luz, tentando distrair os benfiquistas de evidências como a notória incompetência de alguns dirigentes, justificada, isso sim, pelo «sistema» e pela falta de «verdade desportiva». É também um conceito difícil de resistir a algumas contradições inexplicáveis-e daí, certamente, as notórias dificuldades de expressão, na matéria, do presidente do Sporting. Como explicar, por exemplo, que a carreira internacional do FC Porto seja aquilo que é, e as carreiras internacionais de Benfica e Sporting, na última década, sejam uma permanente humilhação, se lá fora não funciona o longo braço do «sistema» e da arbitragem portuguesa? Mas vamos, então, à verdade desportiva e a alguns exemplos concretos da mesma.

a) Arbitragens

O FC Porto é o grande beneficiado- dizem os arautos da «verdade desportiva». Verdade? Não, mentira. Um curisoso estudo publicado, no passado dia 21, pelo Diário de Notícias - insuspeitíssimo de ser pró-portista - conclui, após analisar todas as crónicas dos três jornais desportivos e as opiniões publicadas dos especialistas em arbitragem aos 306 jogos da 1.ª volta da SuperLiga, que o clube mais prejudicado pelas arbitragens é... o FC Porto. Entre outras coisas, escreve o DN, o FC Porto encabeça a lista dos penalties não assinalados a seu favor - cinco, dos quais dois no jogo contra o Sporting, dois em jogos que terminaram empatados, e um no jogo que perdeu contra o Boavista, «cujo golo da vitória foi, aliás, obtido em fora-de-jogo». E quem comanda a lista dos beneficiados? Pois, justamente o Boavista, que é também, de parceria com o Benfica, quem comanda os destinos da Liga - o tal «sistema» denunciado porDias da Cunha, que comanda a organização dos jogos, a arbitragem e a disciplina e do qual o FC Porto está, por inteiro excluído (foi aliás, salvo erro, o nóvel parceiro de Dias da Cunha, o actual presidente do Benfica, ou um seu antecessor, quem declarou que era mais importante ganhar a Liga do que o campeonato).

b) Disciplina

Pela segunda vez esta época, a Comissão Disciplinar da Liga prepara-se para aplicar a McCarthy dois jogos de suspensão, através do recurso ao vídeo, por ele ter dado uma cotovelada a um adversário. Até posso concordar com o princípio, o problema é que ou ele é de aplicação universal e exaustiva, ou então é, como tem sido, selectivo e criteriosamente dirigido a jogadores do FC Porto. Vejemos. Primeiro que tudo, é necessário que os jogos sejam transmitidos pela televisão. Ora,enquanto os 34 jogos dos três grandes são todos transmitidos, clubes há que só têm seis jogos transmitidos por época- justamente os jogos contra os «grandes ». Logicamente, quem tem mais jogos transmitidos sujeita-se a ter jogadores castigados, com recurso ao vídeo, muitas mais vezes: como é que os eruditos juízes do CD resolvem este problema elementar de igualdade penal? Em segundo lugar, devemos perguntar-nos porque é que só as cotoveladas são punidas? A entrada amatar de Tõnito, doBoavista,
sobre Derlei, em jogo de pré-época, arrumando-o durante longas semanas, ou a entrada, igualmente para arrumar, de um jogador do Boavista sobre outro do FC Porto, aos 3minutos do jogo do Dragão, ambas perante a complacência dos árbitros, não foram punidas depois, através do vídeo, porquê? E, já agora, as duas cotoveladas do McCarthy foram ambas precedidas de idêntico gesto provocatório dos seus adversários, só que ele respondeu com mais fúria: ele leva dois jogos e os provocadores
nada? Finalmente: porque é que o critério não se aplica aos outros? Uma semana antes da última cotovelada do McCarthy, o Rochembach enfiou uma cotovelada no Petit, durante o Sporting-Benfica. Um dia depois, o Petit enfiou uma cotovelada na cara do Tiago, durante o Benfica-Boavista: a imagem foi vista e repetida, perante o silêncio dos comentadores de serviço à televisão. A diferença é que em nenhum destes dois casos houve uma provocação prévia do adversário, como houve com o McCarthy, e não houve artigos na imprensa a apelar explicitamente ao castigo do «cotoveleiro ». Recordo: o Boavista manda na Liga, a meias com o Benfica e oSporting é o «grande moralizador».

c) Os apoios públicos

Com grande alarido público (agravado pela desastrada defesa do próprio),foi noticiado que o eng. Nuno Cardoso foi constituído arguido em processo-crime pelo Ministério Público, na sequência de queixa da Inspecção-Geral de Finanças. E isto, porque: -é suspeito de ter beneficiado o FC Porto no processo de construção do Estádio do Dragão, - prejudicando a CM Porto numa quantia entre 3 e 4 milhões de euros,-através de um sistema de permutas e de terrenos, em que terão sido
sobreavaliados os terrenos cedidos pelo FC Porto para troca com os da CMP. Ora, se me permitem voltar ao assunto, eu recordo que, por comparação, o antigo (e dizem que futuro) presidente da CML, dr. Santana Lopes: - não é suspeito, mas sim autor confesso, de dois contratos, celebrados com Benfica e Sporting, relativos à construção dos seus novos estádios, - em que ajudou o Benfica numa quantia entre 55 e 65 milhões de euros, e o Sporting numa quantia entre 20 e 30milhões de euros, - através de recompra em dinheiro de terrenos anteriormente cedidos pela CML, cedência de capacidade construtiva em circunstâncias excepcionais, cedência de terreno e direitos de exploração de bombas de gasolina e participação em negócio conjunto de urbanização, no qual a CML realiza todas as despesas e divide os lucros a meias com os clubes. Lembro ainda que o actual e provável futuro ex-presidente da CML, eng. Carmona Rodrigues, se prepara para autorizar o Belenenses a urbanizar terrenos que a Câmara lhe cedeu para fins desportivos, naquele que será um dos maiores crimes urbanísticos da cidade de Lisboa, destinado apenas a beneficiar um clube que já recebeu gratuitamente o seu estádio da Câmara e que não tema justificação «de interesse nacional» de ter feito um estádio novo para oEuro-2004.Eque o presidente da CML justificou tal acto com a necessidade de «compensar o Belenenses» face aos apoios camarários recebidos por Benfica e Sporting. Pergunto, em nome da «verdade desportiva» ou outra qualquer: porque é que a Inspecção-Geral de Finanças nunca investigou o assunto, porque é que o Ministério Público nunca se incomodou com ele, porque é que os jornais e televisões nunca lhe deram importância?

PS1-Visto ter-se tornado manifesto que o treinador do FC Porto não consegue exercer disciplina sobre os jogadores, dentro ou fora do campo, é urgente que o presidente ou odirector do futebol se reúnacom eles e lhes explique que o circo tem de acabar.

PS 2-Alguns espíritos expeditos tentaram fazer-nos crer que o juiz de linha Luís Tavares perdeu as insígnias da FIFA por não ter visto a bola dentro da baliza do Porto, no último Benfica-Porto. O presidente do Benfica até já citou essa «informação» como «prova» dos atentados à «verdade desportiva». Amim pareceu-me sempre a coisa muito estranha: não estou a ver a FIFA a seguir intimamente todos os jogos nacionais em que actuam as centenas de árbitros e juízes de linha por ela acreditados e a
puni-los em função disso. Lógico me parecia, sim, que tivesse desprovido o «liner » em questão depois de ter apreciado negativamente a sua actuação em jogos internacionais. E, depois de o ter visto actuar no Leiria-Porto, mais firmei a minha convicção: o senhor é totalmente incompetente para a função. "
( Miguel Sousa Tavares in "Nortada" 15/01/2005)
Led
Posted by Hello

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Qual é a tua desculpa agora, Fernandez?


Académica 0 - FC Porto 0
Resultado que acaba por se aceitar perfeitamente. Uns defenderam bem, outros atacaram mal.
Parafraseando McCarthy, o FC Porto continua a perder pontos estupidamente!
Não há dúvida de que o FC Porto este ano não tem equipa. Será treino inadequado? Falta de espírito de grupo? Indisciplina táctica dos jogadores? Desmotivação? Excesso de auto-confiança? Descrença nas suas próprias capacidades? Tudo isto junto e muito mais?
Bem sei que esta época seria sempre difícil, pois a equipa vinha de duas épocas absolutamnete fabulosas, mas perdeu algumas das suas pedras fundamentais. A onda de lesões e a indisciplina de alguns jogadores também não têm ajudado à solidez da equipa e o treinador, sem dúvida pessoa educada, frontal e simpático, ainda não conseguiu motivar verdadeiramente os adeptos portistas.
Bem sei que apesar deste quadro negro a equipa continua a lutar pela conquista do campeonato e permanece na Liga dos Campeões. As hipóteses de alcançar posições muito melhores do que as que ocupa neste momento é que não serão muitas, mas como se costuma dizer, enquanto há vida há esperança, sobretudo ao nível interno, porque não vejo os tradicionais candidatos ao título a fazer muito melhor figura e, tal como o FCP, alternam o bom com o mau ou o muito mau.
Como o Campeonato Nacional é uma prova de regularidade eu até arrisco que o campeão 2004/05, caso não seja o FC Porto, venha a ser o Sporting... de Braga!:) O mundo é uma caixa de surpresas...
Led
Posted by Hello

quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

Out of Time


Where's the love song to set us free
Too many people down, everything turning the wrong way round

And I don't know what love will be
But if we stop dreaming now, lord know we'll never clear the clouds

And you've been so busy lately
That you haven't found the time
To open up your mind

And watch the world spinning gently out of time

Feel the sunshine on your face
It's in a computer now
Gone are the future (? ) way out in space

And you've been so busy lately
That you haven't found the time
To open up your mind
And watch the world spinning gently out of time

And you've been so busy lately
That you haven't found the time
To open up your mind
And watch the world spinning gently out of time
Tell me I'm not dreaming
But are we out of time
(we're) out of time


Out of Time ( Blur)
Led
Posted by Hello

A Gloriosa Àgui...Milhafre!


-> É no Porto que vamos começar a festejar o título - LFV em 20-11-04
->
Tenho a certeza de que, possivelmente, não serei o próximo presidente, mas farei o possível para que este caminho continue a ser trilhado. - LFV
-> Esta onda não mais pode parar - LFV em 12-08-2004 -> Posso entrar? - LFV no estúdios da Sic Noticias ( sem ser convidado) -> Estou farto da falta de dignidade no futebol português! - LFV nos estudios da Sic ( sem ser convidado)
-> Este vai ser o ano do Benfica - Filipe Vieira em 19-07-2004
-> A minha meta é atingir o meio milhão de sócios e não queria acabar o meu mandato sem o conseguir - Vieira em 19.06.2004
-> O clube voltou a ser dos mais representados na Selecção. Tem seis jogadores e todos portugueses - Filipe Vieira em 30-5-2004
-> No dia em que o Benfica for campeão a economia deste país começa a ficar mais produtiva - LFV 07-06-2003
-> Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo - Filipe Vieira em 19-04-2003
-> O Benfica será mais forte que o Real Madrid - Luis Filipe Vieira em 19-04-2003
->
Vamos chegar ao título de certeza - Filipe Vieira 6/12/2002
->
Somos a verdadeira festa do povo - LFV em 11/9/2002
-> Podemos arrasar em Portugal e pela Europa fora - Luis Filipe Vieira
->
O Benfica está forte, unido, com raça e solidariedade - Luis Filipe Vieira
-> Se nos mantivermos unidos, ninguém nos poderá ganhar - Luis Filipe Vieira
->
Não se tratou do roubo mas apenas o desvio para um armazém em Beirolas - Luís Filipe -> A transferencia de Mantorras é superior à do Figo - Luis Filipe Vieira
-> O Benfica desembolsa mensalmente apenas 170 mil contos em Ordenados - LFV
-> Prejudicou-nos de forma propositada - Luis Filipe Vieira (empate no Varzim)
-> Estamos armadilhados - Luis Filipe Vieira (derrota no Boavista)
->
Apesar das bicadas, vamos com certeza ser campeões - Luis Filipe Vieira (birras internas)
->
Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu - Luis Filipe Vieira em 27/4/2002 -> Não viemos aqui para ganhar - Filipe Vieira após derrota por 3-2 com o Benfica de Luanda
-> Enquanto estiver à frente do futebol do Benfica, nada nem ninguém nos humilhará - LFV 10-8-2002
->
Quando trilharmos o nosso caminho seremos imparáveis.» Luis F Vieira em 10/8/202
->
Luís Filipe Vieira é incompetente - Lopo de Carvalho (birras internas)
->
Luis Filipe Vieira está a estragar a equipa - Vitor Santos (por não ter contratado Jardel)
->
Vão ter que se habituar a ver o Benfica no primeiro lugar, provavelmente até ao fim - Veiga em 27-09-2004
->
Não tememos nenhum adversário - José Veiga em 30-07-2004
-> Se for para o Benfica é para ser campeão - José Veiga em 19-4-2004
->
Se calhar o FC Porto não acaba à frente - Karadas em 15-11-2004
-> Vai ser dificil tirar a liderança ao Benfica - Petit
->
Vai ser o ano do benfica - Petit em 12-11-04
->
Estamos de volta aos velhos tempos - Petit em 18-5-2004 (8 anos depois...)
-> Simulei uma tentativa de agressão ao Pepe - Nuno Gomes
-> Recuperámos a mística - Argel em 12-07-2004
-> Novo treinador do Benfica vai ter nas mãos uma máquina potente - Argel em 02-07-04
-> Seremos campeões com 3 reforços! - Trapattoni em 10-07-04
-> O Real Madrid é tão grande ou maior que o Benfica - Mario Dias em 16-5-2004
-> O Benfica é uma merda. O FC Porto foi o melhor clube por onde passei. - Zahovic, 18/1/2003
->
Estamos em segundo lugar e só dependemos de nós para chegar ao primeiro, mas é preciso que quem está na liderança perca pontos. - Simão Sabrosa, Record 24/12/2002
-> Estamos mais fortes que na época 01-02 - Simão 15/10/2002
->
Vou defender as cores do Benfica até à morte - Simão Sabrosa
->
Tenho a certeza que o Benfica vai ser campeão nacional - Petit Set 2002
-> Esta época o Benfica merecia o título - Álvaro Magalhães em 2-4-04
-> Vou ser o melhor reforço que o Benfica poderia ter - Roger 6/7/2002
->
Quero que o Roger se foda - Vilarinho em 26-10-2003
-> Viva o Benfica, viva o FC Porto - Vilarinho em Águeda 15-11-2002
->
Somos muitos mas há outros tantos contra nós - Manuel Vilarinho (birras internas)
-> O monstro está prestes a acordar - Manuel Vilarinho
-> Querem retardar o despertar do monstro - Vilarinho em 3/5/2002
-> De consciência tranquila se nunca for campeão» - Vilarinho 18/5/2002 no Alentejo
->
Depois do saneamento financeiro seremos campeões muitas vezes Vilarinho em 8/7/2002 -> Todos os dias penso no Real Madrid - Camacho em 12-5-2004
-> Nem Mourinho, que é o melhor da Europa, teve tempo - Camacho em 17-01-2004
->
O Benfica está a anos-luz do Real Madrid - Camacho em 13-01-2004
->
Benfica tem a dimensão do Real Madrid - Camacho em 31-12-2003
->
O que tem sido mais estável neste clube, tem sido a instabilidade - Toni (na despedida)
-> Daria a vida para ver o Benfica campeão - Toni (quando foi despedido)
->
Estou no melhor plantel da I Liga - Porfírio

Led
Posted by Hello

quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

U Can Make A Difference


Campanha publicitada em : http://www.Publico.pt/
Led
Posted by Hello

Brother Sleep

This room is as white as a ghost
In this space you can see your own breath
This room is as cold as its host
Is it this sleep that is the brother of death?
This cloth is as green as an orchard
Where the salt can coat the trees
This girl cries tears as if tortured
Is it this girl who is the queen of the sea?

I'm goona see you through this my love, my love
I'm gonna see you through this my love, my love, love

The eyes of the toys they are moving
It's here everything that never lived is alive
The eyes of the toys they are soothing
As into the brother of sleep that we dive

I'm gonna see you through this my love, my love
I'm gonna see you through this my love, my love
I'm gonna see you through, I'm goona see you through

Brother Sleep - JJ72

Led

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Eles contra os outros


Para incitarem os benfiquistas a comprar, a estratégia escolhida foi a política de terra queimada publicitária.
Levantar esta lebre é fazer o jogo de quem idealizou o anúncio de página inteira que está incluído nesta edição de "Record" e tem sido publicado em vários jornais a tentar promover a venda de lugares cativos no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. A publicidade reza assim: "Alguns estádios foram feitos para estarem vazios. Outros não!" Isto é, para incitarem os sócios e adeptos do Benfica a comprarem, a estratégia escolhida foi realçar a suposta inércia de concorrentes. Uma espécie de política de terra queimada publicitária que, não tendo qualquer base regulamentar para ser condenada, não pode deixar de merecer um vivo repúdio por quem se esforça por promover o futebol. O que diz o anúncio em questão, grosso modo, é que o meu sabão lava muito branco e o das outras marcas nem sequer lava. Grande lata!Tal é o descaramento que a própria foto escolhida para ilustrar um Estádio da Luz cheio até tem lugares por preencher. Aliás, até à data, foram mais as vezes em que responsáveis encarnados anunciaram casas cheias que se verificaram ser meias casas do que as vezes em que a Luz encheu. Infelizmente. Para o Benfica e para o futebol.
A estratégia publicitária adoptada na campanha dos lugares cativos do Estádio da Luz aponta para um endurecimento da estratégia geral do Benfica na relação com a concorrência. A insistente afirmação de que "acabou a brincadeira" (quem andou a brincar?), tanto da boca de Veiga como da de Vieira, teve um episódio no minimo ridiculo à boa maneira sul-americana com a invasão dos estúdios da SIC Notícias. Uma actuação de Luíz Filipe Vieira que, com toda a certeza, não recolhe aplausos em todos os quadrantes do universo benfiquista.
Trata-se de um estilo "nós (os bons) contra todos" que fez de Pinto da Costa o mais bem sucedido dirigente de todos os tempos, mas que o próprio presidente do FC Porto já abandonou, por total inadequação aos tempos que correm. Não é possível ter uma Liga competitiva sem convergência de (alguns) objectivos, sendo que o principal é exactamente o de ter TODOS os estádios cheios. Como ideal, é claro. E, sem uma Liga competitiva, é escusado sonhar com Benficas competitivos. Aliás, Vieira está tão preocupado com o desfecho da operação "Cativos" - que só será um êxito se se traduzir num índice de ocupação do estádio ao nível do que FC Porto e Sporting conseguiram na última época - a ponto de "chantagear" os benfiquistas, fazendo depender deste sucesso comercial a vinda de um reforço. Surpresa, para poder funcionar o sonho Rui Costa. Mesmo que depois saia um qualquer Eder de um Grémio Inhumense...
Led

Posted by Hello