sexta-feira, 24 de julho de 2009

5 (+ 5) canções para o fim-de-semana

TP Theme - Instrumental
Death In Vegas - Dirge
Thom Yorke - All For The Best
Coldplay - Parachutes (Ornament rx)
The Notwist - Boneless
Imogen Heap - Canvas
Fleet Foxes - Mykonos
Coldplay - Lovers in Japan (acoustic)
We Were Promised Jetpacks - It's Thunder and It's Lightning
Muse - United States of Eurasia/Collateral Damage


PS: Caso alguma canção dê problemas no leitor do blog : "salvar como" ou "abrir numa nova janela".

Led

sábado, 18 de julho de 2009

Album of the week: We Were Promised Jetpacks - These Four Walls

An electrifying boost of youthful thrill. Sonic blistering post-modern post-punk dissolved in a post-Scottish post-romantic drawl.


Bastante razoavelzinho,vá…
(o single na post anterior)

Led

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pitchfork

Quando um músico original é de facto original, a sua música naturalmente impõe-se. Mas depois a sua originalidade começa a escorrer para os críticos, comentadores, imitadores, subsequentes e mesmo antecedentes, e isto através dos meses, dos anos. Até que a tal música original é apenas um conjunto de lugares-comuns e imitação ou plágio de si própria.

Led

terça-feira, 14 de julho de 2009

Pedagogia da culturalidade

Às vezes penso que na Universidade deveria haver qualquer coisa como um curso de cultura geral. Seria possível? Seria ao menos aproveitável? Dar ao estudante mimado consumista e indolente uma ideia aproximada do que se passa e passou em história, geografia, política, economia, filosofia, letras, ciência, música e o mais? Ao menos umas noções básicas de história e política, santa Atena! A consciência do que significa fazer parte de uma sociedade com uma narrativa particular ou talvez da importância capital dos escrutínios eleitorais. Talvez não. Com o calculismo carreirista actual, finda a estafa de memorização beluína, dar-se-ia um grande suspiro de alívio e atirar-se-iam os compêndios bolorentos de gente defunta para o sótão orgulhoso do desprezo e entorpecimento. O que acontece é que nem numa especialização há depois dela um verdadeiro interesse. Um curso qualquer não dá quase nunca, nem aos óptimos alunos, um interesse vivo e posterior pelas matérias estudadas. Rapidamente se passa do neutrão para o quark infinitesimal e se esquece o átomo longínquo. Quanto mais as matérias não-estudadas! Só interessa quando é fácil ou espectacularizado ou demora pouco tempo ou se retiram vantagens materiais desse saber. Gente descomplexada do tecnicismo dogmático. Concisos, expurgados, lacónicos. Encarcerados no seu nicho enviesado e orgulhosos da sua comuna especializada, diferenciada, distinta, particularizada, “geekzóide”. E depois a típica condescendência de esguelha por quem cria tempo por se interessar com o que se passa no resto do mundo. Decerto, são muitos os argumentos desculpabilizantes para a fraca versatilidade do saber do aluno actual. Mas pior que não saber é mesmo a soberba cavalgadura com se desculpa a ignorância e se entroniza a especialização e a vista curta. “Caprichos de quem tem a vida folgada”, atiram por vezes. E a razão deverá estar próxima desta, aprendendo-se a cartilha dos nossos direitos, mais difícil é aprender a cartilha dos nossos deveres culturais como cidadãos. A diferença é subtil mas crucial. Um curto tempo disponível não é o mesmo que uma curta disponibilidade para esse tempo. A cultura é o modo avançado de se estar no Mundo, ou seja a capacidade de se dialogar com ele. E isso é coisa cada vez mais rara hoje em dia. O que não é raro, porque é vulgar, é estar diante dele sem o mesmo pasmo do boi diante do palácio. Mas é tentadora a ruminância quando a ração é fraca.

Led

quinta-feira, 2 de julho de 2009

6 (+1) canções para o fim-de-semana


Tortoise - Northern Something

Mew - Repeaterbeater
Dinosaur Jr - Your Weather
Portugal The Man - My Mind
TV on the Radio - Family Tree
Justin Vernon - Hazelton
The Envy Corps - Keys To Good Living


PS: Caso alguma canção dê problemas no leitor do blog: "right click" + "open in a new tab"



Led