Fui à varanda da sala fumar o cigarro para a minha regularidade mental. E vi o sol tremulado no horizonte em frente. E houve um estremecer de alegria em mim nesse frémito de luz. E vim aqui dizê-lo sem sabê-lo dizer. Agora que já passou a alegria e regresso ao afundamento de mim.
Led
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Manual de sobrevivência
Led
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Fresco e vitaminado, como a época pede

Led
Gástrico
O programa “O Dia Seguinte” é uma verdadeira montra sociológica para o fenómenos de clubite aguda, do qual os constantes refluxos azedos e birras mudas do Dias Ferreira constituem os melhores exemplos do verdadeiro objectivo do programa : cómico futebolístico, lá está! E pouco mais tenho a dizer para não prevaricar mais no pecado do futebolês.
Led
domingo, 12 de agosto de 2007
Há 100 anos atrás nascia o criador de bichos, mundos e montanhas
Não vos engano:
Nasci subversivo.
A começar por mim - meu principal motivo
De insatisfação.
Diante de qualquer adoração,
Ajuízo.
Não me sei conformar.
E saio, antes de entrar,
De cada paraíso.
"Letreiro" em Orfeu Rebelde (1958)
"Todos nós criamos o mundo à nossa medida. O mundo longo dos longevos e curto dos que partem prematuramente. O mundo simples dos simples e o complexo dos complicados. Criamo-lo na consciência, dando a cada acidente, facto ou comportamento a significação intelectual ou afectiva que a nossa mente ou a nossa sensibilidade consentem. E o certo é que há tantos mundos como criaturas. Luminosos uns, brumosos outros, todos singulares. O meu tinha de ser como é, uma torrente de emoções, volições, paixões e intelecções a correr desde a infância à velhice no chão duro de uma realidade proteica, convulsionada por guerras, catástrofes, tiranias, e abominações, e também rica de mil potencialidades, que ficará na História como paradigma do mais infausto e nefasto que a humanidade conheceu, a par do mais promissor. Mundo de contrastes, lírico e atormentado, de ascensões e quedas, onde a esperança, apesar de sucessivamente desiludida, deu sempre um ar da sua graça, e que não trocaria por nenhum outro, se tivesse de escolher."
Coimbra, Julho de 1984
Prefácio do autor à tradução francesa da obra "A Criação do Mundo", Vol I (1931)
Led
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Grandeza de espírito
“Despreza tudo, mas de modo que o desprezar te não incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso.”
em "O Livro do Desassossego" - Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa.
Ser um moralista por falta de coragem. Ter o horizonte curto por precaução. Andar à procura da primeira ideia que lhe sirva como um farrapo pelos caixotes do lixo. Uma forma de um medíocre convencido a imitar a grandeza de espírito é não criticar nada nem ninguém e regressar carimbado na fronte como algo a imitar pelos inferiores de espírito que lhe advenham. Qualquer um o impressiona logo que entre no seu código. Mas não te julgues superior ou inferior, julga-te só quem és se algum dia o chegares a saber. Defende essa ideia com unhas e dentes e depois é aguentar a arrochada. Então serás feliz na única dimensão da felicidade que é a de te saberes e ficares sereno com o que escolheste. Porque o inferior e o superior não são tua propriedade mas dos outros, ou seja, da relação de humilhação que estabeleceste perante eles. Mas não te humilhes. Sê homem.
Led
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)