sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

6 canções para o fim-de-semana

Smashing Pumpkins - Gossamer (live Rock AM Ring, 2007).mp3
Smashing Pumpkins - Starla.mp3
Smashing Pumpkins - Drown (extended).mp3
Smashing Pumpkins - Soma.mp3
Smashing Pumpkins - Landslide.mp3
Smashing Pumpkins - Peace + Love (live Fillmore, 2007).mp3

P.S: Caso alguma canção dê problemas no leitor do blog: “right click” + “open in a new tab”.

Led

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

De amplas leituras

“(...) O que acontece comigo e com esta enorme falta de vontade de escrever sobra a obra de seja quem for é que não acredito que uma obra ganhe muito em ser explicada. Depois, eu não sou explicador. Só tenho palpites. Sou como o “tio” João: tenho palpites de impressionista, com diz dele o poeta com nome de navio. E ainda acontece outra coisa comigo: durante muito tempo li mais as explicações do que as coisas que, em princípios, as explicações explicam, e agora, invertida a tendência, estou a ver se aproveito o tempo que me resta da vida para ler finalmente as coisas. (...) Há quem pense que a leitura de Pessoa, por exemplo, está a ser bastante prejudicada pelo excesso de explicadores da obra dele. É provável. (...) Entreguem-se ao prazer da leitura. Façam o mesmo com um Céline e, em duas semanas, vão atirar às malvas uma dúzia de autores considerados geniais. É que já lá estava tudo e há muito mais tempo. É uma chatice mas é assim...”

Alexandre O’Neill - “Vinícius nunca mais!” JL, 07/07/1981


Led

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Biografia de um anónimo angustiado

Depois de ter cancelado a mui antecipada ida a um concerto por causa de uma gripe ridícula e cirúrgica, o autor de um conhecido blog pela sua mediocridade bradou aos céus para que os divinos responsáveis lhe dedicassem a prenda suprema e a sua amaldiçoada sorte se invertesse entre as 19:45 e as 21:45 do dia 24/02/09; de modo a que a exaltação cega de um estádio apelidado de Vicente Calderón fosse paulatinamente consumida nas labaredas de um dragão solidário e imperecível.

Led

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Tomorrow

Please press the photograph above for some minutes of Uzi & Ari’s finest album to date - “It Is Freezing Out”- with the delicate song “Tiny House” (and then you should go to Porto tomorrow for a pleasant sound experience).


Led

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Crónica pessoal e transmissível de um sábado oc(/d)ioso

Ando viciado em Neil Finn e Clarice Lispector.
O David Mourão-Ferreira nasceu no mesmo dia que eu.
Fascina-me. O fascínio com a astrologia.
Trabalho com receptores A2A.
Não compreendo o fenómeno “Duffy”.
O João Gobern não tem nível nem elegância para comentar na RTPN com o Bruno Prata.
Só concebo a longínqua aproximação ao verbo “dançar” como efeito secundário da ingestão aguda de carbonetos hidroxílicos.
O António Ramos Rosa é o melhor poeta dos últimos 100 anos.
Fiz a melhor canção da minha vida.
Os irmãos Gallagher continuam primitivos e dispensáveis.
No remoto dia 21/02/2009 fui sportinguista desde pequenino.
Simpatizo com o Augusto Santos Silva.
É preciso “malhar” na esquerda e na direita.
O João Gobern tem uma linguagem e uma maturidade intelectual de um tasqueiro atrasado.
Os receptores A2A não existem.
O meu dia é sempre mais risonho quando me esqueço que o Bagão Félix e Mário Nogueira também andam por aí a congeminar os seus credos.
Tenho uma canção nova que se chama “silence” e é literal ao termo.
A RTPN devia contratar o "Wally" da liga dos últimos para substituir o João Gobern.
Um dia ei de teorizar sobre a expressão “espírito à benfica”.
Terça vou ver Uzi & Ari.
Estou completamente ressacado.

Fim.

Led

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

As estrelas do Público


A escala de apreciação de cinema do jornal Público tem 6 graus (Mau, Medíocre, Razoável, Bom, Muito bom e Excelente). Pois esta semana o cerebral inquisidor de serviço Luís M. Oliveira conseguiu a coisa extraordinária de, em 8 filmes, classificar dois como medíocres e outros dois como maus. Estaremos nós numa rara conjuntura ástrea que só nos proporciona filmes de série-B? Segundo o técnico esvicerador do prazer corriqueiro, os medíocres dão-se pelo nome de “O complexo de Baader Meeinhof” e...“The Strange Case of Benjamin Button”! Os maus: “Second Life” e…“Slumdog Millionaire”! Portanto, as longas-metragens de Danny Boyle e Alexandre Valente equiparadas na mesma condição dantesca. Maravilhoso! Por seu lado, o camarada académico Vasco Câmara também opinou sobre o “The Strange Case of Benjamin Button” e, após austera transe cognitiva, rematou com um análogo “Medíocre”. O mesmo “Medíocre” aliás, que carinhosamente dedicou a essas bagatelas comercialóides para a parvalheira iletrada, filmes que se dão pelo nome de “Revolutionary Road” e “Vicky Christina Barcelona”. Restava “Slumdog Millionaire”...e que concluiu o nosso prestável enciclopedista? “Mau”, pois está claro! E que julgava eu? Lá porque o “Slumdog Millionaire” me deslumbrou por completo e ter achado o “Revolutionary Road” como “Bom” e o “The Strange Case...” como “Razoável”, pensava eu que os nossos inclementes analíticos (não-provincianos) iriam pestanejar na altura de dar uso ao lápis azul?

Já diz o povo, “presunção e água benta, cada qual toma a que quer”. Mas sinceramente não fará sentido o Público abrir mais três categorias para os doutos críticos do jornal? Quem sabe algo que vá do “deplorável” ao “censurável” ou mesmo, “ extremamente nojento”?

Luís M. Oliveira e Vasco Câmara, os maiores da aldeia!

Led

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

In Rainbows - Best Alternative Album, Best Boxed Or Special Limited Edition Package


A 51ª edição dos Prémios Grammy foi o esperado, muita teatralidade, muito corporativismo MTV e a habitual fraude insultuosa para quem ainda espera que dali saiam os prémios para os melhores músicos do mundo durante o ano precedente.

Os Coldplay voltaram a repetir a dose de afilhados europeus (britânicos, desculpem) da América ao ganharem os troféus para a melhor canção do ano (“Viva La Vida”), melhor performance Pop para grupo e melhor álbum de rock (os nomeados incluíam Kings of Leon, Kid Rock (!!!), Metallica e Raconteurs). E pronto, de “rock” estamos conversados…

Por seu lado, os Radiohead lá ganharam o prémio para melhor álbum alternativo do ano e ainda para o prémio estético de melhor edição especial de uma caixa-disco (facto que, pelos vistos, foi suficiente para deixar o Reznor agastado).

Mas o grande troféu para disco do ano não foi parar aos Coldplay nem aos Radiohead (aliás, a única categoria para a qual ambas as bandas estavam nomeadas simultaneamente), tendo este vindo parar ao álbum a solo do Robert Plant (Raising Sand).

E pronto! De todas as 4 longas horas de transmissão e de todos os 106 prémios cedidos e discursos ocos e exibições pindéricas e 23 performances executadas somente sobra mesmo isto… Muito talento, originalidade e qualidade, menos a estranha ordenação dos filamentos de queratina no couro cabeludo do Thom...

Led

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Parece que…


…como aperitivo aos festejos dos vigésimo aniversário da banda em 2011, os Pearl Jam vão relançar em finais de Março deste ano uma caixa que contém uma edição especial e remasterizada do álbum “Ten” e outra “remixada” pelo Brendan O’Brien, caixa que inclui entre outras coisas um DVD da sessão MTV unplugged de 1992, um LP do mítico concerto “Drop in the Park” no parque Magnuson em Seattle 92 (que serviu de base ao videoclip da “Even Flow”), uma réplica da cassete demo (“Momma-Son”) de Eddie Vedder com os vocais de 3 canções (“Alive,” “Once” e “Footsteps”), uma imitação do caderno de composição de Eddie recheado de fotos, notas pessoais, bilhetes reproduzidos, posters, etc, e ainda 6 canções bónus gravadas nessa altura (“Brother”, “Just a Girl”, “Breath (and a Scream)”, “2,000 Mile Blues”, “Evil Little Goat” e “State of Love and Trust”); Parece que Eddie Vedder, Dave Grohl, Norah Jones e o falecido Heath Ledger se encontram entre os nomes confirmados para interpretação de canções do álbum de tributo a Nick Drake; Parece também que os Doves vão finalmente lançar o seu novo álbum (“Kingdom of Rust”) no inicio de Abril, cujo single de avanço terá o mesmo nome do disco, a produção de Dan Austin (“Massive Attack”) e 11 temas; Parece que os Arcade Fire têm um novo tema (“Lenin”) de avanço ao novo álbum (“Dark Was The Night”) que deverá sair a 17 de Fevereiro; Parece que os U2 vão lançar mais um disco (“No Line On The Horizon”) igual aos últimos 3 mas aproveitando o embalo optimista de esperança de mudança que paira no ar; Parece que a Scarlett Johansson além dos seus outros maravilhosos atributos continua vaidosamente encasquetada das suas capacidades vocais (depois de ter cantado Tom Waits) e decidiu fazer uma cover da canção de Cohen e imortalizada por Jeff Buckley, “Last Goodbye"… “Scarlett, querida, limita-te ao cinema por favor!”; Parece que o Damon Albarn e o Graham Coxon fizeram as pazes e os Blur vão tentar renascer das cinzas de 7 anos de apartamento; Parece que os Autolux nunca mais…mas que ainda assim prometem lançar o novo disco (“Transit,Transit”) este ano e que os atrasos se devem à dificuldade em editar o mesmo(!!), álbum este que já conta com alguns temas propostos pelos fãs (a contar: “Supertoys”, “Audience Nº2”, “Headless Sky”, “Finder's Fee”, “Reappearing”,”The Science Of Imaginary Solutions”,”In The Way”,”SYRH”,”23 Watt Apple Juice”,”Tears for an inhaler” e “Underorbit”); Parece que o Phil Selway também sabe tocar guitarra; Parece também que, depois de terem sido presenteados com o título de doctores h.c em Artes pela Universidade de Plymouth, os Muse continuam a gravar o seu 5º disco que contam sair entre o final de 2009 e início de 2010 e do qual já se sabe estar gravada com a orquestra londrina uma grande sinfonia em 3 partes; Parece que os Coldplay voltaram ao estúdio e querem gravar um disco antes do final de 2009, ano que delimita a existência do grupo, segundo revelou Chris Martin, que deseja acabar a banda até aos seus 33 anos de idade; Parece que os Placebo já terminaram as gravações para o seu sexto álbum de estúdio que deverá sair em Junho deste ano, trio que se refaz da saída do anterior baterista Steven Hewitt (que admitiu ter saído devido a divergências musicais e pessoais) mas que já arranjou um substituto (Steve Forrest, anterior baterista da banda de punk Evaline); Parece que o novo álbum dos Sonic Youth irá chamar-se “The Eternal” e sairá em meados de Abril; Parece que Daniel Johns (Silverchair) irá unir esforços com Luke Steele (banda australiana “The Sleepy Jackson”) formando o projecto “Hathaway/Palmer” com vista ao lançamento de um disco num formato totalmente acústico; Parece que os Deftones se encontram em gravação para o seu 6º álbum intitulado “Eros” que descrevem como mais agressivo e veloz apesar de conter muito música aérea, Deftones que se vêem confrontados com a circunstância delicada do baixista Chi Cheng se encontrar em coma no hospital após um aparatoso acidente de carro em Novembro passado; Parece que…já chega.


Led