quinta-feira, 31 de julho de 2008

Dream brother with your tears scattered round the world

Por vezes, esta exaustão insuportável que nos dá o peso colossal de nós próprios. Tão difícil por vezes controlar as sombras da nossa mente assim que as deixamos instalar nos interstícios do pensamento superficial. Insidiosas, sorrateiras, manipuladoras... Como desejava por vezes deixar-me seduzir pelo gosto canino da obediência. Em face do pavor incontrolável que é sabermo-nos vivos vivendo e não conseguirmos vencer este silêncio maciço que esmaga o escuro de terror quando todo o ruído exterior cessa, entende-se. O mistério que cava de um sentido obscuro tudo quanto nos rodeia. Percebe-se porque tantos se entregam em absoluto a uma causa ou ideologia ou ideia... Para sustentarem os sinuosos fios que os mantêm em pé. A morte é a disciplina mais difícil de aprender, já o disse alguém. Que não faz parte de nenhum manifesto político, económico ou científico ou o mais. A sua morosa aprendizagem é uma aprendizagem sem instrutor. O pedregulho enorme de mudez que a tudo submerge quando todo o alvoroço cessa. O drama do homem será sempre o de querer preencher a sua alma, ilimitada para além da sua decorada medida animal. Como lhe contestar a imortalidade? Em face de quem ou o quê o estúpido remate e a sua significação? Um deus ou um desígnio que nos tome nas costas o encargo do livre arbítrio de estar vivo – e nós expiaremos em sonhos de infinito.
i
Led

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ficção

O passado legendário indecifrável que se evoca por vezes do sem-fim da memória. Desdobrado de sensibilidade fina no seu enigma do nunca mais. Espaço da irradiação de uma toada para sempre perdida. Imenso como o seu céu longínquo e incorpóreo. Entremeado de sombras como uma alegria morta. Sereno como um profundo esquecimento. Vertiginoso como uma distância que se esfuma. Plácido como o seu sorriso triste. Belo com um adeus.
i
Led

terça-feira, 22 de julho de 2008

Verão de Praga

Não, isto ainda não morreu. Simplesmente andei ali pelo centro da Europa a inventar um desculpa profissional para sair do país, fui ainda comer uma pizza a Milão e fazer umas cócegas à cortina por Praga, regressando ontem à modorra lusitana. Para vossa infelicidade e a minha, estou mesmo de volta.
i
Ainda sobre a cidade de Kafka que foi o que de mais relevante me ficou das mini-férias, que cidade de uma beleza incrível! As pontes, o rio Vltava, a cidadela do Castelo, os mosteiros, as sinagogas e igrejas...todo e qualquer edifício conservado com a sua história e a sua matriz arquitectónica, quer ela fosse gótica, renascentista ou gótica. E aquele céu pincelado em tons de azul, laranja e rosa num fim de tarde por cima da ponte de Karlov, deslumbrante! A única mácula de Praga foi mesmo ter-se rendido em demasia aos confortos de uma economia de turismo. Excesso de gente colorida e de câmara em punho. E depois existe sempre a outra "praga" que são os grupos de ingleses bêbados e arruaceiros e para sempre investidos de uma arrogância histórica de conquista e subjugação. Mas voltando à história, que milagre imenso foi esta cidade (ao contrário das restantes cidades capitais dos estados satélites da URSS) ter saído ilesa dos conflitos do século XX! Foi surreal estar na avenida onde o “miúdo” Jan Palach se imolou contra a ocupação soviética. E assim se confirma, mas tragicamente, que o colossal embuste do comunismo não era a promessa de uma nova era, mas o fim da última ilusão de um período de milénios. Agora, limpo o limiar de todo o sangue derramado, seria talvez a altura de nos quedarmos aí e tentarmos decifrar o que se segue e o que significa a existência actual de um partido com esse nome.
i
Led

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Have you?

Explosions In the Sky - Have You Passed Through This Night?
i
This great evil - where's it come from?
How'd it steal into the world?
What seed, what root did it grow from?
Who's doing this?
Who's killing us?
Robbing us of life and light...
Mocking us with the sight of what we mighta known...
Does our ruin benefit the earth, aid the grass to grow and the sun to shine?
Is this darkness in you, too?
Have you passed through this night?
i
Led

Rock in Rio, no nos tomes el pelo!

Pela primeira vez tenho prazer ao ler um espanhol zombar de um evento com algumas reminiscências lusas. Aqui!

i
Led